Cotidiano

Professores denunciam descaso no Ensino Estadual

Seed informou que Concurso Público só ocorrerá em novembro deste ano

Representantes do Movimento de Professores em Luta (MPL) denunciaram para a reportagem da FolhaWeb sobre a lotação irregular de docentes sem a devida habilitação para lecionar no Estado e da abstenção da Secretaria de Educação para a realização de um Concurso Público para contratação imediata de novos professores.

Sobre esta situação, o professor Círio Ricardo explicou, “Mais de 18 mil estudantes estão sofrendo com a precariedade do Ensino atual nas Escolas Estaduais, principalmente pela falta de docentes habilitados para disciplinas especificas, como História, Matemática, Geografia, Física, Química, Biologia, entre outras. Por exemplo, existe professor de matemática ministrando aula de Artes, isso é um absurdo. Esta denúncia também foi apresentada ao Ministério Público, ainda em 2016, e até agora a situação se arrasta junto ao Governo de Roraima, que parece ignorar o caso”, comentou o professor”.

Os educadores também questionam junto a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) a situação da categoria frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), referente ao cancelamento do edital do seletivo.

“O governo de Roraima permanece sentado em cima desse processo que já perdura há meses. A categoria aguarda a realização urgente de um Concurso Público, com o Edital especificando as lotações legais ao provimento, ao invés de somente Cadastramento de Reservas, por exemplo, já que a necessidade se mostra real e consistente para a contratação de centenas de docentes para que eles consigam obstruir as precariedades do Ensino Escolar no Estado”, frisou o professor.

Outra fragilidade apresentada pelos professores é sobre a constante falta de merenda nas escolas, além de diretores que vem sofrendo pressão para trabalhar frente às dificuldades.

“Falta merenda nas escolas e muitos diretores também temem perder seus cargos comissionados em meio a esta crise instalada na Educação Estadual e que prossegue de forma silenciosa, ferindo a população, principalmente do interior. São muitos estudantes fora da escola devido a estas questões e todos os pais também reclamam muito”, finalizou o professor Círio.

OUTRO LADO – A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou em nota que está fazendo o enquadramento dos professores e que vai permitir a lotação de acordo com a habilitação do docente e jornada de trabalho específica.

“A Seed está resguardada por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), do Ministério Público Estadual, para realização de concurso público para contratação de corpo docente até novembro deste ano”.

Secretaria também esclareceu que oferece a primeira licenciatura para pedagogo do quadro efetivo, de acordo com área de opção do profissional, de forma a habilitar para atuação em sala de aula.

“A Seed reconhece a necessidade de professores licenciados para determinadas disciplinas e aponta como uma necessidade em diversos Estados do País, dada a pouca quantidade de profissionais que saem dos cursos superiores em áreas como Matemática, por exemplo”, finalizou a nota.