Cotidiano

População denuncia violação de túmulos e furtos em Cemitério

Posto da Guarda Municipal estaria desativado; Prefeitura de Boa Vista diz que vai reforçar segurança

Moradores de Boa Vista com parentes sepultados no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro São Vicente, relataram à Folha atos contínuos de vandalismos, furtos e violação em capelas e sepulturas. Entre os furtos frequentes, conforme relato dos familiares, estão: objetos pessoais, vasos com flores, plantas ornamentais, coroas, castiçais de alumínio e bronze, crucifixos, imagens de santos e até peças de mármore que ficam no interior das capelas.

Nair Lima disse que, sempre que visita o túmulo do marido, sente falta de um objeto pessoal que a família sempre traz, não somente na época de finados. “Já se tornou rotina sentirmos falta de um ou outro objeto deixado por nossos familiares na capela de meu esposo. Acredito que deveriam reforçar a fiscalização tanto de dia e principalmente à noite, quando geralmente são efetuados os furtos. Pela ausência de vigias, o local se torna um alvo fácil para esta ação de vandalismo. Por tanto, é necessário que o local esteja sempre fiscalizado para evitar este tipo de ocorrência envolvendo estes marginais”, comentou.

O aposentado Juarez Guimarães disse que costuma ir ao local toda semana visitar o túmulo da família e sempre encontra tanto os portões da frente como os de trás abertos direto. Ele contou que, nem sempre existe vigia no local, apenas alguns trabalhadores realizando alguma manutenção nos túmulos. O ideal, na avaliação do aposentado, seria manter apenas um dos portões aberto e a presença da Guarda Municipal seria o ideal, para a realização de uma abordagem nos casos suspeitos de furto.

“Geralmente venho na parte da tarde e vejo o quanto o local é deserto e sujeito a ação de marginais. Tenho parentes sepultados nas cidades de Manaus e Fortaleza, mas para você entrar nestes cemitérios públicos é necessário se identificar para ter acesso às dependências e, caso leve alguma bolsa, ela deve ser fiscalizada, o que é o correto”, comentou.

Juarez citou ainda que o Cemitério Nossa Senhora da Conceição também é um dos locais em que são feitos inúmeros rituais de macumba. “Além da violação dos túmulos, de onde são furtados objetos de valor sentimental das famílias, ainda ocorre este desrespeito com os mortos que estão aqui sepultados”, denunciou.

Posto da Guarda Municipal está inoperante

Outra questão detalhada por Juarez Guimarães é quanto à inoperância do posto de fiscalização da Guarda Civil Municipal, que deveria funcionar na parte externa do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, e encontra-se fechado, sem nenhuma funcionalidade.

“Este posto deveria dar suporte a fiscalização e combater a ação de vândalos e marginais, com a designação de guardas municipais para realizarem este serviço. Mas, desde quando foi inaugurado junto com as obras de reforma do cemitério, só funciona uma vez por ano, no período de finados. O posto em operação seria um reforço no combate a criminalidade, já que os guardas municipais poderiam dar suporte aos chamados, mas infelizmente está sem nenhum uso há bastante tempo”, relatou.

Delegado alerta que população deve
registrar Boletim de Ocorrência

O delegado titular do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Alexsander Lopes, detalhou ser necessário que as famílias registram primeiramente um Boletim de Ocorrência na delegacia. O acompanhamento de casos desta natureza fica a cargo do 1º Distrito Policial.

“Quanto mais famílias procurarem a delegacia será melhor para que a polícia tenha noção do que está acontecendo e assim direcionar a investigação para esta área. O nosso setor de investigação será acionado para que possa identificar os autores destes furtos, já que estão se tornando frequentes”, afirmou.

Alexsander Lopes afirmou que, com o registro do boletim de ocorrência, será possível iniciar uma linha investigatória para saber como agem estes criminosos, que pela característica devem estar ligados ao uso de entorpecentes. “Estão sendo furtados objetos pequenos e, pela proximidade com o bairro Beiral, que ainda lidera o tráfico de drogas, geralmente estas pessoas trocam estes objeto de maior valor por droga”, disse.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, responsável pela administração do Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, está tomando as providências cabíveis em relação ao caso. A Guarda Civil Municipal faz rondas diárias no local, mas irá reforçar a segurança no local. (R.G)