Cotidiano

Poder público manterá serviços essenciais durante o feriado

Mesmo sendo feriado, o Governo do Estado e a Prefeitura de Boa Vista anunciaram que vão manter os serviços essenciais em funcionamento durante o Natal, que será celebrado nesta segunda-feira, 25. Os órgãos públicos, bem como bancos e outras instituições só retornarão as suas atividades na terça-feira, 26. 

SAÚDE – As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência, como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS) e unidades de saúde do interior do Estado, funcionarão normalmente.

A Central Estadual de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriadão.

O Governo ressalta ainda que apenas o atendimento ambulatorial de unidades como Clínica Especializada Coronel Mota (CECM) e Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), bem como o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima), retomam as atividades na terça-feira, 26.

CAERR – Já as atividades da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) vão funcionar em regime de plantão durante o feriado de Natal para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de call center funcionará normalmente.

CORPO DE BOMBEIROS – O expediente do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) será mantido por meio de efetivo operacional ordinário. Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento aéreo, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho.

Além dessas atividades, o CBMRR manterá exclusivamente no domingo, 24, uma equipe de guarda-vidas no Rio Branco, destinada ao trabalho de orientação e prevenção a acidentes aquáticos.

Nos municípios do interior, ficam mantidos os atendimentos nas companhias de Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, com os serviços de combate a incêndios e Grupamento de Busca e Salvamento.

Além disso, todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil.

POLÍCIA MILITAR – Já a Polícia Militar de Roraima (PMRR) vai atuar normalmente com o policiamento ostensivo em todo o Estado e atendimento de emergência pelo 190.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou que apenas os serviços de coleta de lixo domiciliar, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156 vão permanecer em funcionamento durante o feriado, enquanto as repartições públicas só retomarão a normalidade na terça-feira, 26.

Em relação ao transporte público, a Administração Municipal destacou que neste sábado, 23, os ônibus da capital circularão com 85% da frota e os táxis-lotação funcionarão normalmente no período das 6h às 14h. No domingo, 24, os ônibus circularão com 65% da frota e os táxis-lotação funcionarão das 8h às 12h.

Já no feriado, os ônibus estarão nas ruas com 85% da frota e os táxis-lotação funcionarão no período das 8h às 12h. Havendo aumento na demanda, a Prefeitura de Boa Vista disponibilizará ônibus extras. (M.L)