Cotidiano

Obra parada há mais de dois meses prejudica moradores

Cansados de esperar por uma resposta da Prefeitura de Boa Vista, moradores procuraram placa com informações da obra, mas não encontraram

Os moradores da Rua Raimundo Aciole Calvacante, localizada no bairro Aparecida procuraram a Folha para relatar que uma obra de escavação iniciada em janeiro deste ano para construção de meio-fio, passando bem em frente às residências localizadas em toda a extensão da rua, está há dois meses parada, sem informação de quando deve ser retomada.

O aposentado Everardo Santana, de 80 anos, disse que os moradores estão indignados com a forma como foi desenvolvida a obra. Ele contou que na reunião realizada na Escola Municipal Centenário foi detalhado superficialmente como seria desenvolvida esta obra, mas em nenhum momento trataram de possibilidade de suspensão da construção.

“Nós estamos querendo apenas um esclarecimento de quando, pelo menos, vão tapar esta vala que foi feita em frente a nossa casa, destruindo o asfalto, produzindo entulhos que dificultam a trafegabilidade das pessoas na rua. Não informam nada e aguardamos pelo menos um comunicado oficial do município”, cobrou.
Da mesma forma, o morador Antonio Carlos David reclamou da situação da rua e disse que está impedido de entrar em sua residência, pois o resto do asfalto que foi arrancado está no portão de entrada. “Já deu vontade de pagar um trator para fazer a retirada deste entulho do meu portão. É uma falta de respeito com o contribuinte. Além de não nos comunicarem do que se trata essa obra, esta vala vai servir para acúmulo de água das chuvas e pode ocasionar um acidente”, reclamou.

Placa com informações da obra não foi encontrada

Cansados de esperar por uma manifestação da Prefeitura de Boa Vista, alguns moradores, como a aposentada Maria do Socorro, decidiram procurar a empresa responsável pela obra, mas encontraram dificuldade, pois não existe nenhuma placa detalhando o início e término da obra, valores investidos, responsável técnico e a empresa responsável pela execução dos serviços.

“Acredito que a população deve ter ciência de quem é a empresa contratada para a execução das obras, até mesmo em uma situação desta, acionar os órgãos fiscalizadores para que verifiquem os motivos da paralisação das obras, mas para nossa surpresa não encontramos nada que caracterizasse alguma informação sobre prazo, valores e execução”, questionou.

CREA – Sobre a reclamação dos moradores, o presidente do Conselho Regional Engenharia e Agronomia de Roraima, Wolney Parente, disse que, assim que tomou ciência da reclamação dos moradores sobre a identificação da execução desta obra, acionou o setor de fiscalização do CREA. “Pelo volume de demanda que temos que verificar, não será possível atender de imediato esta solicitação, mas nesta quinta-feira, 19, vamos deslocar uma equipe e conferir esta reclamação”, detalhou.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a obra nos bairros Aparecida e São Francisco ainda está em andamento. Ela contempla calçada, meio-fio e sarjeta e irá beneficiar os munícipes, que passarão a contar com passeio público, para que possam circular com mais conforto e segurança. A Secretaria Municipal de Obras irá notificar a empresa executora para que retome os serviços. (R.G)