Polícia

Morte de PRF e organização criminosa são alvos de operação da PF

Oito mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária em Boa Vista e Mucajaí estão sendo cumpridos

Policiais federais realizaram na manhã deste sábado (21) uma operação que é desdobramento das investigações sobre os fatos relacionados à morte do policial rodoviário federal, Ivo Seixas Rodrigues. Oito mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária estão sendo cumpridos em Boa Vista e Mucajaí.

Na operação foi desarticulada uma organização criminosa de tráfico interestadual de drogas com atuação em Roraima. Sobre o caso, uma pessoa já foi presa no último domingo (15), pela Polícia Federal no Rio de Janeiro/RJ.

De acordo com a PF, existem indícios de que houve um “flagrante forjado, com simulação e manipulação de provas, lavrado no 3º Distrito Policial em Boa Vista/RR entre os dias 7 e 8 de abril de 2018”.

Segundo a polícia federal, foi constatado o envolvimento de nove pessoas, sendo cinco policiais civis, em crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, organização criminosa, obstrução de justiça, tortura, fraude processual e homicídio.

De acordo com a PF, não foi encontrado “qualquer indício da participação criminosa de servidor federal”. A operação da PF foi denominada como farsa.

A investigação teve início após divulgação de nota oficial da Polícia Civil de Roraima, na qual indicava haver participação de policial rodoviário federal em crime de tráfico interestadual de drogas. O policial faleceu durante abordagem dos policiais civis que entraram no quarto de hotel em que ele estava hospedado, supostamente apontando-o como suspeito do crime.

Os envolvidos são investigados pelos crimes de homicídio, fraude processual, tráfico de drogas, associação para o tráfico, obstrução à investigação de organização criminosa e tortura. A Polícia Federal apreendeu o material referente a ocorrência policial dos dias 7 e 8 de abril de 2018 que está sendo “analisado juntamente com as demais possíveis provas colhidas nesta data”.

“A Corregedoria da Polícia Civil foi comunicada sobre a operação para acompanhamento e tomada de medidas cabíveis. Foi determinado pela Justiça, ainda, o afastamento de um policial civil do cargo público”, informou a PF.

A Polícia Federal informou que dará mais detalhes sobre os resultados da operação em coletiva à imprensa às 10h.