Cotidiano

Moradores do Airton Rocha estão sem água há cinco dias

Moradores do Residencial Buritis, no bairro Airton Rocha, zona oeste da capital, denunciaram à Folha que estão sem água desde a quinta-feira passada, 7. Mesmo informando à Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caerr) do problema, os moradores disseram que nenhuma equipe se dirigiu ao local para dar alguma explicação.

A administradora Ana Paula Lago explicou que ligou diversas vezes para a Central de Atendimento da Caerr. “A única coisa que me dizem é que uma equipe vai verificar o caso. Há cinco dias eles estão verificando? Quanto tempo eles precisam pra saber que estamos sem água?”, questionou. Para os moradores do residencial, a saída é contar com os poucos pingos que enchem os baldes.

Segundo Ana Paula, uma torneira construída em frente a sua residência é o único local onde os moradores conseguem água em horários alternados do dia. “Desde o feriado a gente precisa fazer isso pra conseguir tomar banho ou cozinhar. Tem gente que ainda consegue ir à casa de amigos para tomar um banho e encher mais bacias”, disse.

A funcionária pública Ana Sérgia, mãe de Ana Paula, destacou que cerca de cinco ruas do residencial estão passando pelos mesmos problemas: a falta de água e de comunicação com a Caerr. Em contato com a empresa, ela explicou que recebeu a mesma resposta que a filha e que nenhuma equipe esteve no local até o momento. “Hoje [Ontem] é segunda-feira. Eu cheguei pra almoçar em casa e não tinha água ainda. Temos uma semana inteira pela frente”, lamentou.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, explicou que também entrou em contato com a Caerr e a resposta que obteve não foi diferente. Para cozinhar e tomar banho, ela disse que está frequentando a casa de amigos próximos. Durante todo o dia de ontem, 11, ela tentou encher um balde numa torneira que tem no quintal. Ao final do dia, o balde ainda estava longe de estar completo. “É revoltante, porque pagamos tudo em dia para isso acontecer e não termos explicações”, pontuou.

OUTRO LADO – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou que não recebeu nenhuma reclamação sobre o abastecimento de água no Residencial Buritis, no bairro Airton Rocha. “Mesmo assim a empresa enviou uma equipe de técnicos ao local fazer a verificação in loco e foi constatado que o abastecimento de água está sendo feito, porém com baixa pressão”, informou.

Segundo a Caerr, foi necessário fazer a suspensão do sistema durante aproximadamente uma hora ontem, 11, devido às quedas de energia. No entanto, o serviço já foi reestabelecido. Além disso, a empresa informou que estava providenciando uma bomba extra para operar no local, o que ia garantir a normalização do abastecimento até o fim da noite de ontem. A Caerr destacou que as equipes identificaram um alto consumo de água, o que acarreta a sobrecarga do sistema. “Por isso a Companhia ressalta a importância do uso racional da água”, disse.

A empresa salientou ainda que possui um canal de comunicação direto com o consumidor, por meio do número 0800-280-9520, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados, de 8h às 18h e pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br. (A.G.G)