Cotidiano

Moradores denunciam igarapé poluído no São Bento

Moradores do bairro São Bento denunciam que a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) está poluindo o Igarapé Grande. Nas proximidades da Rua José Queiroz, as saídas da rede de esgoto despejam, por dia, milhares de litros de água contaminada. Devido à degradação do leito de água doce, o mau cheiro na localidade é insuportável, além do lixo.

Um morador, que optou por não ser identificado, relatou que, com o passar do tempo, a situação só piora. “Eu vivo há mais de 20 anos aqui nesse local. Esse igarapé já nos deu muita alegria, o utilizávamos para pesca, tomar banho, hoje em dia não dá nem pra chegar perto”, relatou.

Ontem, 12, a equipe de reportagem da Folha esteve no local e constatou que a realidade do igarapé, que corta diversos bairros de Boa Vista, é degradante. “Depois que a CAERR começou a despejar essa água contaminada foi que piorou toda a situação”, disse o morador.

Sendo um dos residentes mais antigos da região, ele lamentou ver o leito, que já foi uma forma de sustento à população, estar morrendo aos poucos. “É triste presenciar ano após ano a morte desse igarapé”, lamentou. “Agora nós cremos que pouco se pode fazer, mas porque não tentar amenizar, já que os moradores estão sentido na pele a situação? Têm dias que é insuportável o mau cheiro”, comentou.

Ao longo do igarapé, o lixo é outro problema flagrante. “Tem pessoas que contribuem pra que essa situação esteja assim. É importante o cidadão também se conscientizar e preservar o meio ambiente”, disse. “Os órgãos competentes já foram acionados. Os moradores já se mobilizaram, já veio imprensa aqui, mas ainda nada foi feito, mas nós cremos que um dia isso vai ser revisto, por isso insistimos em denunciar”, frisou.

OUTRO LADO – Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR) informou que não recebeu nenhuma reclamação sobre a rede de esgoto, localizada no bairro São Bento. No entanto, a empresa esclareceu que enviaria uma equipe de técnicos à Rua José Queiroz, ainda na sexta-feira, 12, para averiguar a situação.

A Companhia de Águas e Esgotos ressaltou que, para qualquer dúvida, os usuários podem entrar em contato direto com a empresa por meio dos canais de comunicação, entre eles, a Central de Atendimento, 0800.280.9520, o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br. (E.M)