Cotidiano

Moradores cobram melhorias em ruas do bairro Treze de Setembro

Prefeitura de Boa Vista afirmou que enviará equipe ao bairro para constatar os problemas e apresentar soluções

Moradores do bairro Treze de Setembro, localizado na zona sul da Capital, procuraram a Folha para reclamar das condições de trafegabilidade de algumas ruas do bairro. O problema, segundo eles, é antigo, mas que piora com a chegada das chuvas.

Na Rua Quelçoene, uma das mais importantes do bairro, a falta de manutenção é visível. Situada ao lado de um grande supermercado, a via costuma ficar movimentada de veículos, o que acaba acelerando o desgaste natural do asfalto. “Sempre costumo fazer compras aqui, pois o preço é bem em conta. O único problema é que a rua tem muitos buracos, o que dificulta o trânsito de veículos, ficando ainda pior quando chove”, citou a dona de casa Rita Soeres, de 35 anos.

Além do supermercado, a Rua Quelçoene possui uma grande quantidade de apartamentos para aluguel. A inquilina Bernadete Alves, de 45 anos, relatou que o local não passa por pavimentação há tempos. “É uma rua que tem muita movimentação por conta do supermercado e ela é bastante estreita. Eu moro aqui há cerca de três anos e nunca vi fazerem qualquer tipo de pavimentação. Qualquer chuva forte, vira essa situação de ‘lamaçal'”, afirmou.

A Rua Pedra Pintada é outra que também apresenta o mesmo problema. Segundo o morador Flávio de Assis, de 33 anos, a via costuma a ser a rota preferida de quem precisa chegar à praça do bairro. Mesmo com ações paliativas desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista, como operações de tapa-buraco, os buracos sempre voltam para causar transtornos. “Para mim, a única solução seria recapear essa rua por completo, porque nem adianta tapá-la, já que meses depois os buracos voltam a aparecer. Já vi gente se machucar feio de moto e cair por causa disso”, frisou.

A Folha percorreu várias ruas do bairro e constatou que a grande maioria delas tem buracos, mas a situação de maior risco está localizada no cruzamento das avenidas Coronel Sampaio com Caracaraí. Nela, é possível ver um enorme buraco, que não possui nenhum tipo de placa indicando o problema.

Segundo a estudante universitária Thaís Rodrigues, de 31 anos, vizinhos já teriam comunicado o problema às autoridades, que até o momento não se pronunciaram a respeito. “Aquele buraco já está há quase um mês aberto e os meus vizinhos comunicaram o fato para a Prefeitura. É até arriscado não ter nenhum tipo de sinalização, já que esse buraco fica bem no local onde os carros fazem a curva das duas avenidas, e fica quase impossível vê-lo durante a noite”, pontuou.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista garantiu que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente enviará uma equipe até as localidades citadas na reportagem para verificar a situação. Somente após esses trabalhos é que o órgão buscará maneiras de minimizar os transtornos aos moradores.  (M.L)