Cotidiano

Manauaras estão vindo de ônibus para passar o feriado prolongado em Roraima

Antes era maior o fluxo de boa-vistense indo para Manaus em feriados prolongados, agora o movimento é o inverso

Desde o início de setembro, um aumento na venda de passagens de ônibus vem sendo registrado em Boa Vista. Os que mais têm contribuído para esse movimento são os amazonenses que estão vindo para Roraima devido ao feriado prolongado decretado também pelo governo do Amazonas.

Com a grande procura, o valor da tarifa tem se mantido igual nas maiores empresas: R$157,50 o trecho convencional e semi-leito, restando poucas vagas para o período do feriado. Em uma das empresas, não há mais vaga para leito, cujo valor cobrado era de R$210,00, conforme pesquisa feita no site das empresas.

Segundo o gerente-chefe de uma empresa de ônibus que realiza sete viagens diárias, Edson Angelo, enquanto os ônibus que vêm de Manaus (AM) para Boa Vista nos próximos dias estão praticamente lotados, aqueles que fazem a rota contrária ainda não responderam de forma positiva. Isso impede que a empresa aumente a frota de ônibus que será usada ao longo do feriado e fim de semana, por enquanto.

“A nossa expectativa é de um aumento de 50% nas vendas de passagens em relação aos últimos meses. Esperamos que os boa-vistenses comecem a comprar mais passagens a partir desta véspera de feriado, que será prolongado com o ponto facultativo de sexta-feira”, afirmou.

Numa agência de menor porte, a gerente administrativa Helena Silva, disse que a expressiva alta na venda de passagens neste mês não se deve somente aos amazonenses. Segundo ela, apesar de os ônibus de Manaus com destino a Boa Vista serem os mais requisitados, a oferta de duas viagens diárias de ida para a capital amazonense já estavam lotadas até a semana que vem, o que obrigou a agência a oferecer mais um ônibus para viagens.

“Setembro tem sido um mês atípico para nós, com o aumento de vendas sendo mais expressivo do que imaginávamos. Os ônibus que partem daqui, tanto para Manaus quanto para o interior, vêm sendo lotados com bastante antecedência. Por causa disso, nós estamos oferecendo um horário extra de viagem às 19h30”, afirmou.

Sobre a movimentação para o feriado ter começado no início do mês, Helena explicou que muitas pessoas quiseram garantir passagens logo após terem recebido seus salários, para terem certeza de que não haveria gastos a mais na hora da viagem com um possível aumento de preço. Tanto Helena quanto Edson, afirmaram que não há previsão de ocorrer qualquer reajuste nas tarifas, por enquanto.