Polícia

Ministério Público faz operação na Câmara Municipal

O vereador foi detido em sua residência na manhã desta terça-feira

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e de Investigações Criminais (GAECO), deflagrou na manhã desta terça-feira, 06, a Operação “Soturno”, com o objetivo de investigar esquema criminoso de desvio de dinheiro público na Câmara Municipal de Boa Vista.

As apurações do GAECO apontam, inicialmente, o envolvimento de um vereador no exercício do mandato, um chefe de gabinete e um assessor, além de integrantes de organização criminosa.

O parlamentar foi detido na manhã de hoje em sua residência.

As investigações tiveram início em abril de 2017, após o comparecimento espontâneo de um ex-servidor comissionado da CMBV no MPRR noticiando diversos fatos criminosos.

Ainda de acordo com o GAECO, no decorrer das investigações, foi apurado o envolvimento do parlamentar municipal com facção criminosa atuante dentro e fora do Sistema Prisional, a qual, inclusive, teria patrocinado sua campanha política.

Durante as diligências foram constatadas fraudes na utilização da verba de gabinete para locação de veículos e outros desvios de dinheiro público, bem como a tentativa de cooptação de um servidor do GAECO na busca informações privilegiadas a respeito dos fatos.

No total são 17 ordens judiciais, todas expedidas pela Juíza da Vara de Crimes de Tráfico de Drogas, decorrentes de Organização Criminosa, Lavagem de Capitais e Habeas Corpus – Dra. Daniela Schirato Collesi Minholi, sendo 03 de prisão preventiva, 09 de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em Boa Vista, além do afastamento do cargo do parlamentar e dos servidores.

Foi também deferido pela Justiça o sequestro de bens móveis e imóveis dos investigados, frutos do enriquecimento ilícito, além de outras medidas cautelares.

Para o cumprimento de todos os mandados o GAECO contou com o apoio e participação do Gabinete de Segurança Institucional do MPRR e da Polícia Militar.

Os envolvidos são investigados pela prática dos crimes de falsidade ideológica, peculato, corrupção, concussão, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O processo corre em segredo de justiça para garantir o cumprimento de todos os mandados.

Operação Soturno – O nome refere-se a algo que está imerso em trevas e que age na escuridão.