Cotidiano

Lojistas esperam aumento das vendas

A expectativa é que até hoje as vendas sejam mais favoráveis em comparação a igual período do ano passado

O romantismo não está em decadência! Hoje é o Dia dos Namorados. Os corações vermelhos invadiram as vitrines em Boa Vista. Afinal, para o comércio esta é a terceira data mais importante, depois do Dia das Mães e do Natal.

Numa loja especializada em presentes, na Avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, a gerência aumentou o estoque e orientou funcionários quanto à expectativa de crescimento nas vendas. Lá, flores e cestas personalizadas são as opções principais para quem prefere o tradicionalismo.

“Está tendo muita procura! Alguns fizeram encomenda para entrega hoje, no dia 12. Outros preferem comprar no dia mesmo. Assim aconteceu ano passado e foi muito bom. Até fila formou aqui”, contou a gerente Celma Santos.

No comércio do centro da cidade, os jovens demonstram interesse pela data. A diversidade nas opções e o preço baixo contam na hora de presentear a pessoa amada. Porta-retratos e canecas estão entre as escolhas. “O adolescente às vezes não compra porque o pai tem outra prioridade”, comentou a gerente de uma loja, Mirian Reis.

Em contrapartida, há fatores que podem influenciar negativamente numa data tradicional. É o caso da Copa do Mundo neste ano. Conforme Fabiano de Cristo, diretor de Relações Institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista (CDL), o evento é motivador para o varejo por se estender durante o mês, diferentemente de um dia comemorativo. “A Copa não substitui o Dia dos Namorados. Por ser um evento longo e envolver maior número de produtos e serviços, movimenta muito o comércio. Atualmente, é onde o lojista prefere investir”, afirmou.

Mesmo com a interferência da Copa do Mundo, o Dia dos Namorados rende bastante, principalmente para lojas que focam em produtos específicos. “De forma geral, são pelo menos de 30% de incrementos esperados pelos comerciantes neste mês de junho. Em 2017 foi difícil para o comércio. Com a Copa, este ano as coisas serão diferentes”, disse Fabiano. (A.P.L)