Polícia

Jovem leva tiro na cabeça e morre dentro de casa em Baliza

Segundo um familiar, Jaime Blenk deixou o dinheiro para comprar o caixão com um dos parentes depois que começou a receber ameaças de morte

Por volta das 4h30 da madrugada de ontem, dia 5, um jovem identificado como Jaime Blenk da Silva, vulgo “Bola 8”, de 21 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça. Ele estava na casa onde morava, num local conhecido como “Morro da Cutia”, que fica na sede do município de São João da Baliza, região sul do Estado. O tiro foi tão brutal que estourou a cabeça da vítima a ponto de espalhar massa encefálica por todo o interior do imóvel. 

Outro indivíduo, conhecido como “Olho de Gato”, também levou um tiro na cabeça e teve que ser levado para o Hospital de Rorainópolis, a fim de receber atendimento médico especializado. A arma usada nos crimes possivelmente seja calibre 12, cuja munição tem alto poder de destruição quando acerta o alvo.

Conforme as informações da Polícia, Jaime já tinha sido preso algumas vezes e todas as suspeitas apontam que ele tinha envolvimento com o crime organizado, inclusive participado de uma série de execuções que aconteceram nos últimos meses no eixo da BR-210 e que este seria o motivo de sua execução. Há indícios de que o homicídio tenha sido praticado por membros da facção rival que invadiram a casa onde as duas vítimas estavam e atiraram sem dar chances de defesa.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para impedir que o local fosse violado. A Perícia Criminal e o rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para atender a ocorrência. Ao fim dos procedimentos técnicos realizados pelos peritos, o corpo foi removido até a Capital para ser submetido a exame cadavérico.

O caso já está sob investigação da Delegacia de São João da Baliza, mas até o fim da tarde de ontem, nenhum suspeito foi preso.

A reportagem da Folha entrou em contato com alguns parentes da vítima, mas eles não quiseram falar sobre o assunto. Uma prima destacou apenas que Jaime não tinha um contato próximo com todos os familiares devido seu envolvimento com ilícitos. “Ele entrou nesse caminho sem volta. Eu acredito que ele conversava mais com a mãe dele. Não era próximo de todo mundo. Consegui confirmar que ele deixou um dinheiro para comprar o caixão desde que começou a receber ameaças de morte”, explicou.

O quadro de saúde da vítima que foi levada para o município vizinho é estável e ele não corre risco de morrer, inclusive permanece em observação médica no Hospital de Rorainópolis. O rapaz contou à Polícia que estava indo para seu batismo na facção criminosa quando ele e Blenk foram surpreendidos por pelo menos dois indivíduos com o rosto coberto que já chegaram atirando. (J.B)