Cotidiano

Inscrições terminam no domingo e PM ainda não atendeu recomendação do MP

As inscrições para o concurso público da Polícia Militar de Roraima (MPRR) terminam neste domingo, 24, e até o momento o órgão não atendeu a recomendação do Ministério Público de Roraima (MPRR) em relação à taxa de inscrição cobrada aos candidatos interessados.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da PM informou que ainda está analisando a recomendação do MP. Essa análise, inclusive, estaria sendo feita juntamente com a Universidade Estadual de Roraima (UERR), que é responsável pela aplicação do certame.

Na quinta-feira passara, 14, o órgão recomendou a redução do valor da taxa de R$ 180,00 para R$ 128,00. A alegação foi a de que o preço cobrado pela PM é abusivo e viola os direitos do cidadão.

A reportagem também entrou em contato com o Ministério Público, que informou que medidas legais podem ser adotadas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, caso a recomendação não seja acatada ao término do prazo.

O período de inscrições para o concurso da PM foi iniciado no dia 15 de maio deste ano, oferecendo 400 vagas, dividias em: 281 para a Região I (Boa Vista); 19 para a Região II (Pacaraima, Uiramutã, Vila de Maracá, Amajari e Tepequém); 13 para a Região III (Caracaraí, Iracema, Campos Novos e Santa Maria do Boiaçu); 50 para a Região IV (Rorainópolis, Nova Colina, Vila Equador, Jundiá e Novo Paraíso); 15 para a Região V (Mucajaí, Cantá, Alto Alegre, Apiaú, Taiano, Vila São Silvestre, Vila Félix Pinto e Samaúma); 10 para a Região VI (Bonfim, Normandia e Vila São Francisco); e 12 para a Região VII (São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Vila de Entre Rios).

A prova do certame esta confirmada para o dia 19 de agosto, no horário das 8h às 12h. Os locais de prova serão divulgados no dia 10 de agosto, no site da UERR. A data prevista para divulgação do resultado preliminar é 18 de setembro, enquanto o resultado final deverá sair dia 3 de outubro.

Além da prova objetiva, o concurso terá mais três fases. A segunda etapa será dividida entre a avaliação médica e o exame de aptidão física. Já a terceira etapa trata da avaliação psicológica, com a aplicação do exame psicotécnico, e por fim, quem conseguir chegar até a última etapa passará por uma investigação social.