Cotidiano

INSS realizará perícias de revisão de benefícios em março

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar as cartas de convocação para beneficiários de aposentadoria por invalidez e de auxílio-doença que adquiriram benefício através de via judicial. Em Roraima, serão convocados um total de 1.868 pessoas, que estão com o benefício sem revisão há cerca de dois anos. Destes, 1.281 recebem aposentadoria por invalidez e 587 de auxílio-doença.

Os convocados fazem parte da operação Pente Fino, desencadeada pelo Governo Federal em 2015 e retomada em 2017. A previsão para início das revisões é março. De acordo com a gerente regional do INSS em Roraima, quem receber a carta deve entrar em contato pelo Instituto pelo número 135 em até cinco dias corridos (exceto domingo) e agendar a perícia.

Quem não fizer o agendamento terá o benefício suspenso. “É preciso atenção nas instruções da carta para os procedimentos. Só fará a perícia quem fizer o agendamento e ele é feito unicamente pelo telefone 135. Quem não seguir as instruções pode ter o benefício suspenso”, afirmou.

Ela complementou dizendo que, a partir da suspensão do pagamento do benefício, são contados 60 dias para perícia. Se o agendamento for feito nesse prazo, o benefício é liberado até a realização da perícia. Passados os 60 dias sem que o beneficiário se manifeste, o benefício será cancelado.

PENTE FINO – O Instituto Nacional do Seguro Social criou o Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade, popularmente conhecido como “Pente Fino”. O objetivo é combater o pagamento irregular aos segurados que recebiam auxílio-doença há pelo menos dois anos e, nesse prazo, não passaram por qualquer perícia. Em um ano, foram feitas mais de 127 mil perícias para saber se os segurados que recebiam o benefício de auxílio-doença há mais de dois anos, continuavam incapazes para a atividade laboral (condição básica para a manutenção dos pagamentos). (E.S)