Cotidiano

IBGE entra na fase final de coleta

A coleta dos dados estatísticos e territoriais de todos os estabelecimentos agropecuários com produção situados nos 15 municípios está na fase final de mapeamento, e a unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Roraima (IBGE\RR) está executando a revisão das informações coletadas dos municípios que já concluíram o recenseamento.

Junto com este procedimento de revisão, segundo o chefe da Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações da Unidade Estadual do IBGE em Roraima, Liezer Hernandez Pino, está sendo realizada também a convocação dos produtores que durante a coleta de dados nos municípios não foram visitados e devem comparecer à sede do instituto ou entrar em contato com a unidade do IBGE pelo número 3212-2109, em que serão orientados como proceder para terem seus dados inclusos no censo agropecuário.

“Desde quando iniciou o Censo, em outubro de 2017, já visitamos 16.470 núcleos de produção que concentram alguma atividade agrícola ou pecuária. A inclusão de todos os produtores é importante, pois teremos um dado real e preciso das transformações que ocorreram nos últimos dez anos, a exemplo da ação de redistribuição de terras, expansão das fronteiras agrícolas, as alterações no uso do solo, bem como o uso das práticas agrícolas de conservação do solo e das tecnologias que envolvem o setor agropecuário”, disse.

Liezer Hernandez informou que os recenseadores estão concluindo os dados nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis e São Luiz e que possivelmente até o final deste mês todas as propriedades devem estar com os registros concluídos, para posterior conferência. “O objetivo do censo é mostrar a produção agrícola e agropecuária em todo o Estado de Roraima. O último foi feito há 11 anos e coletou dados de 10.310 propriedades, em que os dados foram usados no cadastro de estabelecimentos agropecuários e no Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Portanto os dados constantes são importantes, pois verificamos a evolução e o desenvolvimento da atividade agropecuária a cada novo censo que é realizado”, comentou.

DESAFIOS – Para a coleta dos dados das comunidades indígenas que possuem núcleos de produção agropecuária, as equipes contaram com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Exército Brasileiro e do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), que ajudaram na logística das esquipes que passaram três meses coletando as informações em 260 comunidades.

Roraima apresenta segundo maior crescimento em número de propriedades

Liezer Hernandez informou que, mesmo na fase de conferência das informações coletadas pelos recenseadores, um elemento que se destaca na base de dados dos Estados do Norte é o crescimento do número de estabelecimentos agropecuários, em que Roraima ocupa a segunda colocação, perdendo apenas para o Amapá.

O município roraimense que teve um crescimento significativo no número de propriedades agrícolas foi Uiramutã, com um aumento de 680% em relação à estimativa inicial, passando de 197 para 1.339 estabelecimentos de produção agrícola em dez anos.

“Boa Vista também apresentou um crescimento expressivo e superou a estimativa inicial em 457,3%, passando da estimativa de 279 estabelecimentos agropecuários para 1.276 em 2018. No geral temos um crescimento até o momento de 6.160 estabelecimentos agropecuários em relação ao censo anterior”, destacou. (R.G)