Polícia

Homem é detido com caixas de anabolizantes em táxi

No final de semana, em trecho da BR-174 no perímetro urbano de Boa Vista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio do Exército Brasileiro, apreendeu diversas caixas de anabolizantes adquiridos ilegalmente da Venezuela. 

Conforme a PRF, o fato ocorreu quando um táxi foi abordado e, na verificação da bagagem de um dos passageiros, foram encontrados vários medicamentos. Segundo o dono dos produtos, que não teve a idade revelada, parte das substâncias seria para uso pessoal e outra destinada à revenda na cidade.

“A importação desses itens necessita de autorização especial por parte da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS-MS). A venda de substâncias proibidas no Brasil também pode acarretar consequências criminais para quem a comercializa”, destacou o órgão.

Ainda segundo a PRF, a importação irregular desse tipo de medicamento tem sido cada vez mais comum, devido à facilidade de compra na Venezuela, sendo destinados ao comércio em Roraima e também no Estado do Amazonas.

Após serem realizadas as demais consultas nos sistemas da PRF, o passageiro do táxi e os produtos apreendidos foram encaminhados à Polícia Federal para providências.

O PRODUTO – Anabolizantes são medicamentos de reposição hormonal em regime de controle especial no Brasil, pois seu uso indevido acarreta males à saúde, podendo causar até a morte dos usuários. Esses produtos só podem ser adquiridos com receita médica em farmácias e drogarias.

A importação de substâncias de outros países deve passar pela fiscalização das agências de saúde brasileiras a fim de verificar a finalidade e a segurança do uso desses produtos.