Polícia

Hackers invadem contas de usuários e fazem compras no cartão das vítimas

Não bastasse a violência urbana, no mundo virtual as pessoas também estão sendo vítimas de bandidos virtuais

A polícia faz um alerta a quem compra pela internet para que tenham atenção durante o fornecimento de dados, especialmente de cartões de crédito e número de documentos pessoais, como RG e CPF. Somente nesta semana, foram registrados dois casos de pessoas que dizem ter sido vítimas de indivíduos que usaram seus cadastros em sites de compra. O registro das ocorrências foi feito no 4º Distrito Policial, no bairro Santa Teresa, zona Oeste.

Um dos relatos é de um jovem de 19 anos que estava à procura de um notebook pela internet e, depois de algumas tentativas de efetivar a compra, não conseguiu porque os dados que havia fornecido no cartão não foram validados pelo site. Na tarde desta quinta-feira, 26, depois de ter desistido de comprar o aparelho eletrônico há um mês, que serviria para fazer os trabalhos da universidade, uma fatura do seu cartão de crédito chegou em sua residência com o valor de R$ 2.549,00.

Ao procurar a agência bancária, foi informado que ele havia comprado o computador no final de outubro deste ano. Saindo do banco, visitou seu cadastro pela internet e constatou que a compra foi realizada num endereço que fica na Capital do Estado de São Paulo. O jovem desfez o cadastro que tinha na internet e procurou a polícia informando que não conhece ninguém na Capital paulista e que vai recorrer à Justiça para ter o prejuízo ressarcido.

A segunda vítima foi um servidor público de 30 anos, que comunicou à polícia que teve seus dados hackeados e a compra de um celular confirmada no valor de R$ 978,99. Depois do fato, o funcionário público solicitou a troca da senha do cadastro que mantém na página da internet e, em seguida, entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do banco e pediu o bloqueio de seu cartão. (J.B)