Cotidiano

Governo lança aplicativo de combate ao mosquito Aedes aegypti

App "Aedes na Mira RR" tem o objetivo de auxiliar a população na denúncia de locais que possam apresentar focos do mosquito

Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado, 13, o Governo do Estado lançou oficialmente o aplicativo “Aedes na Mira RR”, de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chukungunya e zika. A ação faz parte do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, que acontece em todos os estados.

No momento, o aplicativo está disponível apenas no sistema android. O interessado pode baixar acessando a Play Store no seu celular, digitar “Aedes na Mira RR” e instalar ou acessar aqui. O aplicativo é de origem do Governo da Paraíba e foi adaptado para Roraima.

Com o app aberto, a população poderá acessar as opções “Denúncia”, onde poderá enviar uma foto sobre um terreno baldio, prédio abandonado ou algum local que seja possivelmente um foco do mosquito. Junto com a foto, a denúncia também deverá conter informações de endereço do local denunciado, com detalhes como a rua, bairro e município.

A denúncia será encaminhada para a Sala de Situação onde será feita uma triagem e posto para análise e posterior encaminhamento para os agentes de saúde.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, o instrumento é rápido e fácil, mas poderá fazer grande diferença no momento atual de combate ao mosquito. “É importante fazer com que a população entenda que essa batalha é de todos nós”, ressaltou, lembrando que 85% dos criadouros estão dentro das casas.

A governadora Suely Campos reforçou que o aplicativo será implantando em parceria com a Prefeitura. “A população vai ser orientada a tirar uma fotografia e enviar pra nós, pra gente encaminhar pros agentes responsáveis. Essa parte das doenças endêmicas é a Prefeitura que faz, então, vamos tentar fazer essa parceria com o município de Boa Vista”.

Confira a matéria completa na edição impressa da Folha de segunda-feira, 15.