Polícia

Foragido da Casa do Albergado é recapturado em Caracaraí

No fim da tarde da quinta-feira, dia 24, policiais que integram a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (CIPFron) em Caracaraí, município da região Centro-Sul do Estado, tiraram de circulação Elivan Gomes da Silva, de 29 anos, conhecido como “Macaco Rato”. Ele estava foragido do sistema prisional desde o dia 5 de abril quando não retornou ao Albergue após o fim do benefício de prisão domiciliar.

De acordo com as informações da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), o presidiário tem uma ficha criminal extensa. Ele deu entrada no sistema prisional em março de 2007, pelo crime de tentativa de homicídio. De lá até a presente data, ele teve a pena relaxada por diversas vezes, ganhando inclusive o benefício da saída temporária, medida dada aos presos com bom comportamento.

Ao longo de 11 anos como detento, ele também já foi preso por tráfico de drogas, furto, roubo e teve conduta instável. Tem pedidos deferidos para progressão penal, de semiaberto para aberto, mas também tem uma série de faltas nos pernoites da Casa do Albergado.

Ele chegou a ser transferido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) para a Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV) depois que houve uma separação de detentos que pertenciam a facções rivais, a fim de evitar mortes como a chacina no início do ano de 2017.

Entretanto, segundo a Dicap, nessas mesmas ocasiões, “Macaco Rato” sempre deu trabalho à justiça, não retornando ao sistema no tempo estipulado. Atualmente, ele cumpre pena na Casa do Albergado de Boa Vista (CABV), mas não comparecia aos pernoites desde 5 de abril deste ano.

Após ser recapturado, foi apresentado na Delegacia de Caracaraí, sendo reconduzido para a capital, onde foi levado para Dicap, para que as medidas legais fossem adotadas. Ele deve sofrer sanções disciplinares de acordo com o que prevê a Lei de Execuções Penais (LEP). (J.B)