Cotidiano

Feira de Sorocaima, na margem da BR 174, será inaugurada ainda este mês

Os cerca de 500 moradores da comunidade indígena de Sorocaima, no município de Pacaraima, vão ganhar espaço adequado para a comercialização de produtos. O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Infraestrutura (Seinf) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entrega ainda este mês aos produtores da região uma moderna feira, que foi construída na margem da BR-174, na entrada da vicinal Bananal, recém-recuperada.

A feira, que teve investimento no valor de R$ 639.145,17, é composta por quatro blocos. No primeiro, estão concentrados dois boxes destinados a açougues, atividade já desenvolvida na região e que agora terá um espaço adequado atendendo às normas sanitárias vigentes, inclusive com câmara frigorífica para conservação das carnes.

Os dois blocos centrais, com oito boxes, são destinados à comercialização de artesanato, frutas e hortaliças, doces e outros produtos da comunidade. O quarto bloco é destinado a duas lanchonetes, com área para mesas. Na parte posterior foi construído sanitário masculino e feminino, além de um específico para pessoas com necessidades especiais.

Um atrativo da feira é um grande pórtico central na entrada da vicinal do Bananal, cujo tema remete à tradição indígena local. Também foi projetado um totem central, onde foram fixadas iconografias indígenas locais, além de um tratamento paisagístico utilizando plantas locais.

De acordo com a governadora Suely Campos, a feira é um importante investimento para incrementar e incentivar a geração de emprego e renda, além de valorizar a cultura indígena local, com a produção e comercialização de artesanato e produtos agrícolas num espaço adequado e planejado para os turistas e as comunidades locais.

“A construção da feira, juntamente com a recuperação da vicinal do Bananal, vai beneficiar diretamente às comunidades que moram na região, que são produtores de farinha e banana, abacaxi e cana, entre outros produtos, além de artesanato, que são comercializados em Pacaraima ou mesmo para quem trafega pela BR-174, indo para Boa Vista ou para a Venezuela. Agora, eles terão um espaço adequado para vender seus produtos e atender melhor os turistas”, ressaltou.