Cotidiano

Falta de sinalização causa congestionamento em ponte que interliga bairros da zona Oeste 

Carros, motos e ciclistas disputam o espaço junto com pedestres na ponte que liga os bairros Buritis e Cinturão Verde

O crescente aumento no número de veículos e a falta de ações que visam melhorar o deslocamento das pessoas dentro dos espaços urbanos têm causado caos em alguns pontos da cidade. Em alguns bairros já é possível perceber as mudanças causadas por esse novo cenário. São automóveis demais disputando o mesmo lugar, sem que haja devida sinalização ou planejamento para determinada área.

Um desses pontos fica na travessia do bairro Buritis com o Cinturão Verde, onde a ponte que faz a ligação entre os bairros não possui nenhuma sinalização ou segurança para ciclistas e pedestres. Nos horários de pico, a movimentação é tão grande que forma engarrafamento ao longo da Rua Travessa José Francisco e vira um verdadeiro caos.

Nas primeiras horas da manhã, por volta de 7h15, os carros começam a aglomeração para passarem pela ponte sem qualquer tipo de indicação sobre preferencial, aumentando os riscos de acidentes, pois motoristas tentam fazer ultrapassagens a qualquer custo.

Entre os carros, estão também as motos que fazem passagens entre os automóveis ou passam pelo acostamento da rua, que não tem calçadas para dar qualquer espaço para pedestres ou ciclistas. Durante esse horário, muitas crianças e adolescentes desacompanhadas se arriscam em caminhadas pela ponte em meio aos carros, motos e bicicletas.

De acordo com o autônomo Venâncio Tomé, morador do bairro Cinturão Verde há nove meses, a situação já é comum e já viu quatro acidentes durante esse período. “Eu sento aqui na frente da minha casa para olhar o movimento da rua e vejo isso sempre. Uma vez eu ia sendo atropelado de bicicleta. Nunca vi ninguém vir aqui para dar uma olhada nessa ponte porque eu acho que seria bom se tivesse um guarda [de trânsito] para saber quem deve passar ou não”, disse.

O autônomo completou dizendo que a movimentação se intensifica também no horário de meio-dia e a partir das 18h, quando o engarrafamento se estende pela rua até a outra ponte, a da Avenida dos Imigrantes, porém, ele garante que o movimento de automóveis é constante em qualquer horário.

ROTATÓRIA – Além dos carros quase colidirem na ponte da Avenida dos Bandeirantes, a situação fica parecida poucos metros depois. Uma espécie de rotatória é utilizada pelos condutores que fazem a ligação entre a Rua Travessa José Francisco com a Avenida dos Imigrantes, no entanto, muitos motoristas acabam utilizando a contramão para ultrapassar os outros veículos por não ter fiscalização no local. Mesmo com placas, não é possível entender de quem é a preferencial.

Nessa ponte já existe um espaço apropriado para passagem de ciclistas e pedestres, porém não tem calçadas nas ruas. Aqui o fluxo de carros e motos é menor, mas justamente porque muitos preferem utilizar a Avenida dos Bandeirantes para fazer a travessia, causando um congestionamento maior naquele local. Somente a partir das 7h45 que o movimento começa a perder intensidade, mas ainda é possível passar alguns minutos de espera para atravessar.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito informou que está aguardando o resultado de um estudo que foi feito para a implantação da sinalização horizontal e vertical no referido trecho. A nota afirmou ainda que, as equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) é constante no local. Com relação ao espaço para pedestres e ciclistas na ponte, a Secretaria Municipal de Obras informou que enviará uma equipe ao local para que sejam tomadas as devidas providências.