Esporte

Etapa estadual dos Jogos Universitários começa neste sábado em duas modalidades

A primeira competição do certame estudantil será o basquetebol, com os jogos iniciando às 8h30 na quadra do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Às 9h, iniciam as disputas do vôlei de praia nas quadras de areia da AABB

A etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começa neste sábado, dia 15, e segue até o próximo dia 29. A primeira competição do certame estudantil será o basquetebol, com os jogos iniciando a partir das 8h30 da manhã na quadra do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Às 9h, iniciam as disputas do vôlei de praia nas quadras de areia da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).  

Segundo a presidente da Federação Universitária de Roraima (Fuer), Elanie Elaine Morellato, 117 atletas se inscreveram para a competição representando seis instituições de ensino do Estado: Claretiano, Faculdade Cathedral, Estácio Atual, Instituto Federal de Roraima (IFRR), Universidade Federal de Roraima e Unip. A tabela com as datas, horários e jogos das modalidades está disponível no site da Fuer: fuer.cbdu.org.br.

“Todos os anos nossa competição cresce e isso reflete nas disputas da etapa nacional. A cada ano aumentamos nossas conquistas e percebemos que nossos atletas estão se esforçando para fortalecer o desporto universitário do Estado em outros locais do país. Contamos com a participação e esforço de todos neste ano”, destacou Elaine Morellato.

A competição é classificatória para a Etapa Nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrerá este ano em Goiânia (GO), de 18 a 29 de outubro. Vale lembrar que os atletas das provas individuais deverão conquistar o índice nacional estipulado de acordo com sua modalidade, para então participar da Etapa Nacional.

Para a etapa estadual dos JUBs, a Fuer conta com uma equipe com aproximadamente 22 voluntários de fisioterapia, que estará em todos os locais de competição para prestar possíveis atendimentos aos atletas durante os jogos.

Confira as modalidades esportivas e paradesportivas da competição nesta primeira fase: atletismo, acadêmico, badminton individual e dupla, basquete 3×3, jogos eletrônicos, judô, natação, natação paradesportiva, taekwondo (categorias olímpicas), tênis; tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, vôlei de praia e xadrez. Na segunda fase haverá as disputas nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.