Cotidiano

Estudantes em situações de abandono de curso e insuficiência de desempenho podem ser desligados

A Universidade Federal de Roraima reestruturou os procedimentos para desligamento de estudantes que se enquadram nas situações de abandono de curso e insuficiência de desempenho, inserindo essa rotina nas atividades que integram o Calendário Universitário.

O desligamento dos acadêmicos que estão nessas situações já vinha sendo realizado; a mudança é que agora o procedimento passa a ser semestral e regulado pela Resolução 009/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE/UFRR.

Os discentes que estão com insuficiência de desempenho devem acessar a página do Departamento de Registro Acadêmico (DERCA) no endereço eletrônico http://ufrr.br/derca/ e encaminhar ao DERCA uma defesa prévia juntamente com o Histórico Escolar.

A relação dos códigos de matrícula dos acadêmicos em situação de abandono de curso será publicada em outubro, após o período de matrícula e trancamento.

Abandono de curso – Previsto no § 3º do Art. 40 do Regimento Geral, é caracterizado quando o discente deixa de realizar sua matrícula curricular ou o trancamento do semestre por dois períodos letivos consecutivos.

Do total de 8.681 estudantes vinculados atualmente aos cursos de graduação da UFRR, 2.163 deles deixaram de realizar a matrícula curricular ou o trancamento do semestre no período 2018.1. Caso esses estudantes permaneçam na mesma situação no semestre 2018.2, terão o seu vínculo com a instituição cancelado.

A matrícula é realizada via acesso on-line ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa, de 27 de julho a 2 de agosto e em uma segunda fase, de 10 a 13 de agosto.

É importante acrescentar que realizar a matrícula e não frequentar as aulas não descaracteriza o abandono de curso, permanecendo o estudante sujeito ao cancelamento do vínculo.

Insuficiência de desempenho – Prevista no inciso II do Art. 60 do Regimento Geral, é caracterizada quando o discente atinge o número de quatro reprovações no mesmo componente curricular. Os alunos que estejam nessa situação e não apresentarem justificativas nos prazos previstos pela Resolução 009/2018-CEPE terão também o seu vínculo cancelado.

Os dados sobre a graduação, como o total de alunos vinculados por curso, total de alunos em situação de alerta por não realização da matrícula, total de alunos desvinculados por semestre, e outros, são públicos e estão disponíveis para toda a comunidade, por meio do endereço https://painel.proeg.ufrr.br.