Cotidiano

Estudantes denunciam gincana de arrecadação em Escola

Eles acharam a doação de alimentos e material a venezuelanos descabida

Alunos do Programa Eja (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Estadual Monteiro Lobato denunciaram para a reportagem da Folha Web que a direção da Escola exigiu dos estudantes que acumulassem materiais de limpeza e alimentos como forma de avaliação didática para obtenção de nota, valendo de cinco a dez pontos em cada matéria.

Segundo os estudantes, eles precisariam montar diversos quites utilizando produtos de higiene que somariam pontos no desempenho escolar.

“Consideramos esta atividade um descabimento com as turmas. Pois, não temos obrigação de ceder materiais para a Escola Pública, sendo que este é um papel do Governo. Estamos na Escola para estudar e muitos alunos nem possuem condições de se sustentar pela falta de trabalho, passando por necessidades recorrentes. Consideramos que esta ‘tarefa’ desvia o foco da educação”, ressaltaram os estudantes que pediram para não ser identificados com receio de represálias.

OUTRO LADO – Sobre a situação, a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) informou que a Escola Estadual Monteiro Lobato está realizando uma Gincana alusiva ao aniversário de 69 anos da Instituição.

“Uma das provas é a arrecadação voluntária de alimentos e materiais de higiene que serão doados aos imigrantes venezuelanos que atualmente estão em Roraima. Como premiação, as equipes receberão um balde de sorvete, uma sessão de Cinema, medalhas e pontuação por participação nas atividades escolares”, destacou a nota