Cotidiano

Escola no bairro do Calungá deverá ser entregue após um ano de atraso

O atraso, segundo a prefeitura, foi por falta de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Quase um ano depois da data prevista para a entrega, chega à reta final a construção da escola municipal no bairro Calungá. A obra começou em janeiro de 2016 e deveria ter sido entregue em julho do ano passado. O atraso, segundo a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), foi motivado pela falta de repasse financeiro pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Em 2014, quando assinou a ordem de serviço para a construção desta, e de outras seis escolas e 17 creches, a prefeitura informou que os recursos seriam provenientes do FNDE. Com a falta do repasse, a obra no valor de R$ 3.892.442,60 está sendo concluída com recursos do município. A previsão é que a entrega ocorra no próximo mês.

Com o total de 12 salas de aula padrão, a escola terá capacidade de atender a 780 alunos nas modalidades de educação infantil e ensino fundamental, sendo 148 estudantes da Escola Municipal Rio Branco, anteriormente situada no bairro Caetano Filho, no Centro. Junto aos moradores do bairro, a expectativa é que a unidade abrigue toda a demanda da região. Assim pensa a estudante Izabelita Lima, mãe de dois filhos.

No início da construção, os moradores acreditavam que ali seria implantada uma das Casas Mãe da cidade. Algumas semanas depois a notícia de que seria uma escola chegou aos ouvidos da estudante. A partir daí, e pelo fato de a prefeitura não ter anunciado quais faixas etárias seriam atendidas na unidade, os moradores começaram a se questionar em relação aos alunos que ali seriam matriculados.

“Sempre foi um sonho nosso ter uma escola perto de casa. Ficamos muito felizes diante da comodidade que teremos, caso nossos filhos sejam aceitos”, contou. Em busca de uma escola para a filha que vai completar três anos, as únicas opções estavam em bairros mais distantes, sendo uma no Centenário, e outra no Paraviana.

OUTRAS – Somente na gestão atual, desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista informou que já foram entregues 20 escolas e creches, além de outras 27 reformas.

Junto ao anúncio da construção da escola no bairro Calungá, estão confirmadas as construções de outras seis escolas nos bairros: Alvorada, Aeroporto, Bela Vista, Jardim Tropical, Mecejana e Raiar do Sol.

Cada uma delas com seis salas de aula, podendo atender 216 alunos por turno. As 17 creches estão distribuídas da seguinte forma: duas no bairro Centenário, duas no Equatorial, duas no Cidade Satélite e as demais nos bairros Nova Cidade, Paraviana, Senador Hélio Campos, São Bento, Caimbé, Cauamé, Asa Branca, Airton Rocha, Caranã, Santa Tereza e Doutor Sílvio Botelho.

Publicidade