Cotidiano

Encontro debate fortalecimento da atenção básica de saúde no Estado

Ação promovida pelo Ministério da Saúde visa integração entre os órgãos municipais e estadual, visando melhoria no atendimento à população

Iniciou hoje (19) o Encontro Estadual de Fortalecimento da Atenção Básica em Roraima. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde e continua nesta quarta-feira (20), no auditório do Aipana Plaza Hotel, na Praça do Centro Cívico.

Objetivo é discutir estratégias, a partir de um panorama geral dos atendimentos, para melhorar o serviço à população. Estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria Geral de Atenção Básica, e das Secretarias de Saúde dos municípios do interior, além de técnicos e profissionais da área que atuam em Roraima.

O Ministério da Saúde informou que a ideia do encontro estadual nasceu no final do ano passado, com o objetivo de construir uma agenda para concretizar de fato o fortalecimento da atenção básica. O evento será realizado em todos os estados, em algumas localidades mais de uma vez, devido a necessidade.

Além disso, tudo que será apresentado e discutido no Encontro será levado aos órgãos federais e também será considerado na hora de elaboração de novas medidas de melhoria da saúde no país. Segundo o órgão, reunir todos os atores que pensam e executam as ações no Estado seria a maneira mais eficiente de consolidar essa promoção de saúde.

Para a gerente do Núcleo de Saúde da Família, Nadja Salgueiro, o Encontro surgiu para unificar as ações da atenção básica, trazer informações para os municípios, gestores e coordenadores. A gerente ressaltou que a atenção básica é de atuação dos municípios, mas que o Estado também age no apoio institucional das localidades.

A representante da Sesau lembra que a integração dos municípios é importante para a gestão estadual, já que não é de interesse do Estado possuir apenas algumas localidades com boa avaliação e os demais enfrentando dificuldades. “Precisamos que os quinze municípios estejam em excelência com as suas ações. Nós estamos trabalhado realizando capacitações, eventos, palestras, visitas técnicas, mas não como uma forma de punir, mas de apoiar”, ressaltou.

Além disso, a gerente explicou que a boa atuação dos profissionais da área e das unidades de saúde no interior também facilita o andamento do serviço dos hospitais da rede estadual e impede problemáticas, como a alta demanda e demora no atendimento.

Um dos maiores problemas enfrentados hoje, conforme Nadja, é do profissional que desconhece a sua função ou do gestor que não sabe a importância de entender a política de atendimento da atenção básica. “Esse momento é importante para alinhar isso. Se tiver uma equipe preparada, com certeza irá reduzir a sua demanda. A atenção básica tem que ser resolutiva, ou seja, não tem que mandar para a alta e média complexidade casos que poderiam ser resolvidos na atenção básica”, afirmou.

Para a secretária municipal de Saúde de Pacaraima, Kira Gomes, a integração entre as unidades de saúde da esfera federal, estadual e local é de suma importância para um bom desempenho à população.

“Principalmente por conta do processo migratório, a gente precisa integrar os três entes para fortalecer e ver quais são os pontos em que estamos mais frágeis e o que podemos melhorar. Também podemos conversar com os outros municípios para entender a realidade de cada um e como lida com a atenção básica, também para discutir conhecimentos e ver como podemos melhorar a forma de atendimento tanto nos municípios como em todo o Estado”.

PROGRAMAÇÃO – A ação continuará nesta quarta-feira, 20, com a mesa redonda “Saúde da Família: Limites e Possibilidades no Cenário Atual”, com discussão sobre os modelos de organização e gestão da atenção à saúde em Pacaraima e o processo de trabalho no contexto da Atenção Básica de Boa Vista. Em seguida, acontece a mesa sobre integração da Atenção Básica e Vigilância.

Na parte da tarde acontece a mesa sobre “Estratégia e-SUS e Atenção Básica” e a palestra sobre “Infraestrutura e Ambiência das Unidades Básicas de Saúde: O Programa Requalifica UBS e UBSF”. (P.C.)

Publicidade