Cotidiano

Empreendedorismo feminino representa 42% em BV

Em Boa Vista, segundo o site Empresômetro, das 28.589 empresas, 12.207 são comandadas por mulheres que criam receitas de sucesso para seus empreendimentos

Cada vez mais, o empreendedorismo feminino conquista espaço no mundo dos negócios. Elas são destaque em diversos setores da economia: comércio, indústria, serviços e tecnologia entre outros. Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Roraima), 42% do universo empresarial boa-vistense é representado por mulheres. 

Segundo o site Empresômetro, do total de 28.589 empresas, 12.207 são comandadas por empreendedoras. Em âmbito nacional, nos catorze últimos anos, o número de empresárias subiu 34%. Um dos motivos para esse crescimento, segundo a gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Comércio (UASC) do Sebrae-RR, Eliene Araújo é o empoderamento das mulheres que cada vez mais rompe o empreendedorismo de gênero.

“Um dos fatores é a escolarização. Hoje, as mulheres buscam mais informação e por conta disso, conseguem vislumbrar novas oportunidades de negócio. Antes a sociedade tinha a imagem da mulher como sofredora, tendo que cuidar dos filhos e de casa e ao mesmo tempo se lançar no mercado para sobreviver. Agora essa mulher percebe os nichos de mercado e suas tendências e conquista mais espaço no mundo dos negócios”, destacou Eliene.

Ainda, segundo a gerente, a mulher empreende mais por oportunidade, do que por necessidade. Ela pesquisa, está por dentro das tendências, antenada em gestão de pessoas e sabe administrar bem os conflitos. Um levantamento feito pelo Sebrae traçou o perfil das mulheres empresárias, que são sobretudo jovens: 40% com menos de 34 anos, concentradas, principalmente, em quatro áreas de atuação: restaurantes, cabeleireiros, comércio de cosméticos e serviços, sendo que a maior parte empreende dentro de casa.

Caso de sucesso – Em 2010, com apenas 22 anos de idade, a jovem administradora Paloma Albuquerque assumiu um dos maiores desafios de sua vida, o de administrar o empreendimento da família, que, há sete anos, era apenas considerado como um consultório médico.

Hoje, aos 30, Paloma e a clínica da família colhem os frutos de um trabalho árduo e de dedicação. Gerente e administradora do negócio, inúmeras mudanças aconteceram também com a participação do Sebrae que, segundo ela, foi primordial na reformulação da empresa e no aperfeiçoamento como administradora.

“Durante oito anos conseguimos reformular o conceito do empreendimento da família, hoje, somos um consultório médico com profissionais capacitados em mais de 16 especialidades e um laboratório. Além de estrutura que busca atender nosso paciente/cliente da melhor forma possível”, disse.

Mulher e empreendedora – “Eu acredito que a mulher não só como dona de casa ela é empreendedora e pode sim conquistar espaço no mundo dos negócios. Ela é criativa, inovadora e se reinventa todo dia. E porque não ter o seu próprio negócio ou estar à frente? Ela pode e cada vez mais está ganhando espaço e quebrando paradigmas”, comentou.

Prêmio Brasil – Durante o processo de busca de conhecimentos no Sebrae, Paloma conheceu o MPE, um prêmio de excelência e gestão e, no ano passado, a empresa conquistou a honraria. “Decidi concorrer ao prêmio, mas sabia que muita coisa tinha que ser melhorada. Foi então que comecei a participar e trabalhar os prontos fracos a aprimorar os pontos fortes e no ano passado ganhamos o prêmio”, finalizou. (E.M)

Serviço – O Sebrae Roraima fica localizado na Rua Aquilino Mota Duarte, 1771, bairro São Francisco e na Avenida Major Williams, 680, bairro São Pedro. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento com o Cliente: 0800 570 0800. (E.M)