Política

Eleição para prefeito de Boa Vista tem recorde de candidatos

A capital tem 9 candidatos, o maior número desde 1996, quando Ottomar venceu 5 concorrentes

Com nove nomes confirmados, alguns deles bem conhecidos dos eleitores, a disputa pela Prefeitura de Boa Vista tem recorde de candidatos e tudo para ser uma das mais acirradas desde que Roraima virou estado.

Além de Teresa Surita (PMDB), que concorre à reeleição, foram oficializadas as candidaturas do deputado federal Abel Galinha (DEM); do advogado Alex Ladislau (PRP); do estudante de direito, Jeferson Alves (PDT); do médico e ex-secretário de saúde, Kalil Coelho (PV); do funcionário público Luis Oca (PSOL); do ex-deputado federal Márcio Junqueira (PROS); do ex-reitor da UFRR e cientista político, Roberto Ramos (PT); e do vereador Sandro Baré (PP)

O número de candidatos é o maior desde o pleito de 1996, quando Ottomar de Sousa Pinto (PTB) venceu cinco concorrentes. Apesar de o prazo final para a realização das reuniões partidárias já ter se encerrado, as legendas podem encaminhar os registros à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

Confira o perfil dos candidatos à Prefeitura de Boa Vista:

Abel Galinha (DEM)
Abel Galinha é empresário e deputado federal e além de comandar um partido forte tem bom tempo de propaganda eleitoral. Terá como vice o vereador Mário Cesar. A coligação de apoio é composta pelos partidos PRTB, PSDB e DEM. Antes de ser deputado, o candidato a prefeito foi vereador de Boa Vista, cargo que ocupou em 2012. “Tenho muita vontade de dar minha contribuição de forma justa para o meu estado e ao município onde nasci”, afirmou.

Alex Ladislau (PRP)
O advogado Alex Ladislau é candidato pelo Partido Republicano Progressista (PRP). A vice na chapa é a bombeiro militar Nira Guerra. Formado em Direito, Ladislau é advogado com quase 20 anos de carreira e já foi Defensor Público-Geral do estado entre os anos de 1999 e 2002 e candidato a deputado federal. Seu partido vem com chapa pura e sem coligação com outros partidos. “Nasci com ousadia e coragem. Estou no meio dos grandes e vou mostrar do que sou capaz”, afirmou.

Jeferson Alves (PDT)
Jeferson Alves é acadêmico de Direito e empresário. Se considera ‘um militante político ativo’. Ele já ocupou o cargo de Presidente da Juventude Socialista do PDT/RR, foi membro da Executiva Regional e atualmente é presidente da Diretoria Executiva Municipal do partido, comandada pelo senador Telmário Mota. Jeferson também vem com chapa pura, tendo como vice Adriana Melo. A candidatura tem apoio do PDT, PHS, REDE.

Kalil Coelho (PV)
Kalil Coelho é ex-secretário estadual de Saúde e presidente municipal do Partido Verde (PV). Empresário e médico, Kalil Coelho quer modernizar Boa Vista. Esta é a primeira vez que ele sai candidato em uma eleição. Ele recebeu apoio na última hora do ex-senador Mozarildo Cavalcanti, que desistiu de concorrer ao pleito e indicou a vice da chapa, Marleide Cabral (PTB).

Luis Oca (PSOL)
O servidor público Luis Oca é o atual presidente regional do PSOL, se formou em Engenharia Florestal em Belém (PA) e vive em Roraima desde 1994. É acadêmico de Direito. O candidato terá como vice o estudante da UFRR, Cassio Luis, que já foi líder estudantil, e pretende “dar ao povo roraimense o direito de escolher uma real alternativa de esquerda e socialista nestas eleições”. O partido coliga com PSTU e PCB.

Márcio Junqueira (PROS)
O ex-deputado federal Márcio Junqueira será candidato a prefeito de Boa Vista e o empresário Eugênio Thomé será seu vice-prefeito. A chapa será pura, pois ambos são filiados no PROS. Junqueira afirmou que lançou sua candidatura por ver a necessidade de engrandecer o debate em relação à capital. “É uma candidatura no sentido de discutir a geração de emprego e renda da população de boa vista”, disse o candidato.

Roberto Ramos (PT)
O partido lançou o nome do ex-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o cientista político Roberto Ramos, como candidato. Ramos terá como vice a representante de movimentos sociais, Lúcia Glória, que também é filiada ao partido, fazendo uma chapa pura. O candidato tem apoio do PC do B. “Vamos trabalhar o município não apenas por questões políticas, mas técnicas, para fortalecimento de Boa Vista”, concluiu.

Sandro Baré (PP)
O vereador Sandro Baré (PP) é apoiado pelo grupo governista e terá como vice o ex-deputado federal Pastor Frankemberg (PSC). De uma tradicional família de políticos, atualmente é vereador de Boa Vista e um dos mais conceituados agentes culturais de Roraima. O PP coliga com o PRB, PTN, PMN, PEN, PSC, PMB, PTC.

Teresa Surita (PMDB)
O PMDB oficializou o nome de Teresa Surita à reeleição em Boa Vista. A surpresa ficou mesmo com o candidato a vice, que será Arthur Henrique Machado, do PSD, ex-secretário de Teresa. Ela afirmou que vai continuar o processo de transformar Boa Vista na cidade com a melhor qualidade de vida do país. O nome da coligação é “Trabalhando para todos” e é formada por PMDB, PSD, PR, PSB, Solidariedade, PT do B, PSDC, PSL, PPS e PPL.

Confira os candidatos e suas coligações