Cotidiano

Detran inicia ações de orientação a condutores no Parque Anauá

A partir deste sábado, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran) irá reforçar suas ações de orientação junto aos frequentadores do Parque Anauá, considerada a maior área de lazer aberta do Estado.  A ação será das 07 horas até as 18 horas. Conforme a diretora do Departamento de Segurança do Trânsito (Dseg) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Angelice Janesko, a intenção é sensibilizar o público a utilizar o espaço da melhor forma.

“O Detran desenvolve projetos permanentes dentro do Parque Anauá já faz um bom tempo, mas a nossa intenção com essa campanha é reforçar, junto às pessoas, os cuidados não só com a questão do trânsito, como também a conservação daquele espaço. Existia muita reclamação por parte de frequentadores por conta desse tipo de situação. Então, decidimos promover uma ação mais focada nesse sentido, fazendo com que as pessoas entendam que aquilo também é um patrimônio delas e que precisa ser conservado”, disse.

Desde o começo desse ano, o órgão tem conseguido reduzir o número de reclamações dos visitantes. Segundo Angelice, o problema mais comum girava em torno de carros estacionados em cima de calçadas e do gramado próximo ao Lago dos Americanos, que fica na parte central do parque. Esse tipo de conduta causava não só danos ao local, como colocava em risco a vida dos frequentadores, principalmente das crianças.

“Esses eram costumes muito comuns dos frequentadores, até para que os veículos ficassem mais próximos das atividades que estavam sendo feitas, fosse um piquenique ou qualquer outra ação recreativa. Mas a gente agora está orientando essas pessoas a estacionarem sempre no lado direito da via, para ficar sempre um estacionamento uniforme, permitindo que as pessoas consigam aproveitar ao máximo do espaço do parque, que é uma área tão bonita aqui da nossa cidade, e também não oferecer riscos às crianças”, afirmou.

Seis agentes irão atuar junto aos visitantes para falar da importância da manutenção dos ambientes públicos, como praças e parques. Segundo a diretora, os trabalhos passarão a ser rotina aos sábados e domingos.  (M.L)