Cotidiano

Deputado critica má qualidade da merenda em escolas estaduais

A gestão educacional em Roraima foi alvo de críticas durante o programa Agenda Parlamentar na Rádio Folha 1020 AM, sábado, 23. Conforme o deputado estadual George Melo (PSDC), as crianças não comparecem às aulas por falta de transporte escolar e quando chegam ao local, enfrentam a queda na qualidade da merenda.

O deputado afirmou que recebeu denúncias de que crianças estariam mal se alimentando em unidades na Capital e no interior, com a merenda resumida à ‘farofa de calabresa’ em algumas escolas.

“O cardápio da escola Barão de Parima se resume a leite com bolacha, o da Maria das Dores Brasil é manga com leite e o da Ana Libória farinha com calabresa. E isso nós temos que dar graças a Deus porque é o que tem para eles comerem. A maioria das escolas não tem é nada”, declarou em entrevista à Rádio Folha.

Outro ponto observado pelo deputado é a qualidade do transporte escolar nos municípios. Segundo o parlamentar, a governadora Suely Campos (PP) teria deixado de pagar os ônibus e contratado caminhonetes para atender as crianças e os tuxauas em comunidades indígenas.

“Tive denúncias de tuxauas que receberam os carros para ficar à disposição. A governadora deixou de pagar o transporte escolar e está pagando essas caminhonetes, que ficam à disposição dos alunos e do tuxaua”, informou.

De acordo com George, as crianças estão saindo de casa por volta das 3h da manhã para ir para a escola por conta própria e, quando não tem a merenda, o aluno é informado por volta das 10h que não haverá mais aula.

“A criança saiu de madrugada e só vai chegar lá pelas 15h em casa. Como a governadora suspendeu o pagamento do transporte escolar e está pagando essa empresa que alugou essas caminhonetes, está um caos”, afirmou.

FISCALIZAÇÃO – O deputado disse que fará visitas pessoais aos órgãos de controle, como o Ministério Público Estadual e o Ministério Público de Contas para cobrar providências. Conforme Melo, o Fundo de Valorização da Educação Básica recebeu R$ 1,5 bilhão, injetado no Fundo de Participação do Estado (FPE) para a educação.

GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado criticou as declarações feitas pelo deputado George Melo e as condições deixadas nos setores da educação e infraestrutura pela administração anterior.

De acordo com a Administração Estadual, os estudantes têm acesso à merenda regionalizada preparada nas cantinas das escolas, com frutas, legumes, verduras e com uma variedade de alimentos que inclui mais de 50 itens.

Ressaltou ainda que todo o processo segue o que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e que os alimentos são avaliados por nutricionistas que atestam o teor nutricional de cada produto e elaboram um cardápio prévio para as escolas, que é entregue nas unidades juntamente com os gêneros alimentícios.

No caso de uma eventual ausência de algum item do cardápio, a Seed informa que o alimento é imediatamente substituído por outro de igual valor nutricional. “A ausência decorre da complexidade processual para compras pela administração pública em geral e da logística de distribuição da merenda, que inclui aeronaves nas áreas de difícil acesso”, completa o Governo.

Com relação à infraestrutura, a atual gestão afirma que encontrou praticamente todas as pontes e vicinais em completo abandono ou com serviços executados com péssima qualidade. A administração afirma que apesar da responsabilidade pela recuperação de vicinais e pontes ser dos municípios, o Governo do Estado tem feito um trabalho constante de apoio às prefeituras, garantindo a trafegabilidade da população.

“Já foram reconstruídas 240 pontes no padrão estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e investidos mais de R$ 85 milhões na recuperação de vicinais e rodovias estaduais, beneficiando milhares de pessoas de vários municípios e facilitando o escoamento da produção agrícola”, diz a nota.

Além disso, o Governo explica que atualmente estão em execução a recuperação das rodovias RR-203, em Amajari, e RR-205, em Alto Alegre, que já foram recuperadas a RR-204, em Amajari, a RR-207, no Cantá, e está para ser iniciada a recuperação da RR-325, entre Alto Alegre e Mucajaí. (P.C)

*Matéria atualizada às 9h38, com a resposta do Governo.