Saúde e Bem-estar

Cuidado com os olhos deve ser redobrado na hora de usar o computador

O aumento da miopia também está relacionado ao uso excessivo desses dispositivos eletrônicos

Para ter uma visão saudável é importante tomar diversos cuidados com os olhos com o uso intenso do computador ou do celular, não deve ser diferente. De acordo com o oftalmologista Amarildo Melo, é preciso entender que determinadas atitudes podem prevenir danos à visão, principalmente depois de passar horas excessivas com os olhos fixos em monitores. “Quando o paciente passa muito tempo na frente do computador concentrado e isso não permite que o usuário descanse os olhos, sobrecarregando-os. O aumento da miopia também está relacionado ao uso excessivo desses dispositivos eletrônicos”, relata.

Segundo o médico, pouco descanso ocular pode causar danos. “A concentração faz com que as pessoas pisquem menos, trazendo sintomas como ardor, coceira e sensação de “areiamento”. Esses olhos costumam ficar levemente vermelhos ao fim do dia e necessitam de apoio do Oftalmologista para uma boa orientação”, informa.

O ato de piscar lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos e tantos outros problemas que comprometem a visão. “Pisque mais, faça pausas repetidas DE 10 MINUTOS A CADA HORA DE USO quando estiver concentrado em um ponto fixo ou diante de um computador. Vai ajudar a descansar a vista e auxiliar no combate da chamada síndrome da visão de computador”, explica.

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, no Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de distúrbios de visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. “Se esses casos fossem tratados antecipadamente, muitos deles poderiam ter sido evitados. A saúde dos olhos precisa de muita atenção de um profissional médico, mas certos cuidados precisam ser realizados fora da clínica, também”, reforça o especialista.