Polícia

Crime organizado está em guerra por venda de drogas, diz delegado

As facções fizeram mapeamento da cidade para vender as drogas e a divisão tem provocado conflitos, explicou a polícia

A Polícia Civil prendeu na tarde desta quinta-feira, 26, integrantes  da Organização Criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC). Eles segundo a policia são suspeitos de integrarem uma quadrilha que pratica vários crimes, dentre eles o mapeamento e distribuição de drogas em diversos bairros da capital.  

O delegado titular do 4o DP, Fernando Olegário, convocou a imprensa, na tarde de ontem, para esclarecer a ocorrência.

“Todos sabem que alguns bairros da zona Oeste estão sendo mapeados por organizações criminosas. Uns pelo PCC e outros pelo Comando Vermelho/Família do Norte [CV/FDN], então a gente vem fazendo esse trabalho faz um tempo e eles não os primeiros que conseguimos prender. Nós já fizemos outras prisões semelhantes a essa”.

No momento da prisão um menor tentou fugir, mas foi impedido pelos policiais.

Segundo a polícia, de posse dos suspeitos foram encontrados, armas de fogo, drogas, celulares e dinheiro. Todas as prisões realizadas em bairros da zona Oeste da Capital.

Morte foi impedida

Ainda segundo a policia, “houve uma situação peculiar.No momento da prisão de quatro membros do PCC por tráfico de drogas, porque estavam sendo responsável pela distribuição em vários bairros na zona Oeste, um deles recebeu a ligação de um outro membro do PCC chamando para uma reunião reservada onde estava acontecendo o julgamento de um dos membros da facção”, explicou Olegário.

A autoridade policial revelou que as razões do julgamento deram-se porque a família do  membro da facção que estava sendo julgado deu apoio ao velório de um indivíduo que havia sido assassinado dois meses atrás e que era membro do Comando Vermelho.

Depois das prisões os nove integrantes da quadrilha foram conduzidos à Delegacia, onde  foram submetidos a um interrogatório minucioso.

A quadrilha foi encaminhada para audiência de custódia na manhã de ontem e a Justiça decidiu converter o flagrante em Prisão Preventiva. Todos os envolvidos foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e o menor para o Centro Socioeducativo (CSE).

Mais informações na Folha impressa desta sexta-feira.