Cotidiano

Copa do Mundo já impulsiona vendas

A menos de um mês da Copa do Mundo, a expectativa das lojas que vendem adereços, camisetas e acessórios decorados com as cores da seleção é alta. A procura por TVs também aumenta com a chegada do mundial. A Folha foi às ruas para saber como anda o movimento das vendas nessa véspera de Copa.

De longe já é possível enxergar lojas, bares, restaurantes e postos de gasolinas decorados com verde e amarelo. Para o comerciante Zé Domingos, que trabalha na Avenida Mário Homem de Melo, no bairro Buritis, o segredo das boas vendas é manter os preços até acabar o estoque. “As pessoas deixam para comprar em cima da hora. Com isso, alguns lojistas aumentam os preços. Eu prefiro manter e vender todo o estoque”, disse.

A aposta de Lizandra Dinéli, comerciante na avenida Jaime Brasil, são as bandeiras, cornetas, e acessórios decorados. De acordo com ela, as vendas desse ano já superam as vendas da Copa de 2014. “Essa semana foi muito boa. Minha perspectiva é que aumente ainda mais. A menos de um mês para o primeiro jogo do Brasil e o material já está saindo”, comentou.

A Copa do Mundo também impulsionou as vendas de televisores. O modelo smart, com acesso à internet, tem maior saída. A orientação do gerente de uma loja de eletroeletrônicos, Gledson Costa, é que os clientes procurem comprar o quanto antes. “As melhores promoções acontecem com antecedência. Quanto mais próximo, maior a probabilidade de estar mais caro”, alertou.

OS JOGOS – A abertura da Copa do Mundo está marcada para o dia 14 de junho, mas somente dia 17 ocorre o primeiro jogo da seleção brasileira. Daqui para lá os comerciantes afirmam que os números de vendas tendem a crescer.

Procura por pacotes de viagens é pequeno

De acordo com o Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de passagens aéreas, houve um aumento de 83% na busca de passagens para a Rússia entre junho de 2017 e março de 2018. Apesar de o mercado aéreo ter notado essa movimentação dos torcedores brasileiros que pretendem acompanhar os jogos de perto, as agências de viagens locais não comemoram vendas.

Segundo a gerente da uma agência de turismo, Honda Annzarrgton, quase não houve procuras de voos para a Rússia. Para ela, isso se dá devido ao alto custo tanto da passagem, quanto do pacote de viagem, que custa em torno de 60 mil reais, incluindo hospedagem, ingressos para os jogos, refeições e transporte.

“Aqui na agência até agora ninguém comprou passagem para Rússia. Nessa época tudo fica mais caro. Quando a Copa foi no Brasil, os preços também aumentaram aqui dentro do país. Os pacotes para curtir jogos variavam entre 17 mil a 18 mil reais. A orientação é que as pessoas se programem, comprem as passagens com antecedência e acompanhem as promoções que acontecem geralmente nos fins de semana”, informou. (K.M)