Entretenimento

Conheça os benefícios da Dieta da Comida Crua

Dieta da Comida Crua é uma das melhores para perder peso

Ganhando cada vez mais adeptos no mundo das famosas que querem estar em forma, a Dieta da Comida Crua é considerada uma das melhores para perder peso, porém também é uma das mais difíceis de serem seguidas. A ideia principal do programa alimentar é preencher de 75% a 80% do cardápio com comidas cruas ou, pelo menos, cozidas em até 46 graus Celsius. Essa restrição, somada à baixa quantidade de calorias favorece o emagrecimento e uma alimentação balanceada em termos de nutrientes.

Outros motivos que levam pessoas a seguirem uma dieta de comida crua incluem propriedades anti-idade, benefícios à saúde, benefícios à performance física e, uma maneira de levar uma vida saudável.

No entanto, a nutricionista Ana Paula Lima explica que suas regras são muito difíceis de serem seguidas, pois possuem um menu pouco variado, seus seguidores precisam ter uma boa dose de força de vontade.

“Devido à sua maior restrição, grande parte das pessoas dispostas a encarar essa rotina são veganos, mas ela também pode ser seguida por quem come carne, já que permite a ingestão de sashimis e leite não pasteurizado, por exemplo,” explicou a nutricionista.

Entre os itens que podem ser consumidos estão frutas, verduras, legumes, sementes, castanhas e sucos, desde que, claro, não sejam cozidos. Para preparar, há métodos como desidratação, germinação e misturas, o que permite incluir até mesmo ingredientes mais duros.

Frutas e vegetais devem estar os mais frescos possíveis. É preciso ter sempre uma boa variedade de verduras e legumes, além de ervas frescas, na sua geladeira. Outra dica é consumir nozes e sementes, além de brotos de girassol. Manteiga de nozes e sementes também é um componente importante da dieta de comida crua.

Para preparar um bom prato, frutas secas como tâmaras, passas, oxicocos, goji berries, abacaxis, cocos, damascos, mangas, maçãs são ótimos ingredientes. Tâmaras doces servem como um ótimo adoçante para sobremesas de comidas cruas. Ervas e temperos frescos e secos adicionam sabores variados à sua comida.

Porém a nutricionista alerta para os cuidados necessários com essa dieta. “Há os riscos de intoxicação por comidas contaminadas, já que não é realizado processo de esterilização. Um exemplo é o leite cru ou queijos feitos a partir dele, que podem conter micro-organismos nocivos à saúde, é preciso que lave bem os alimentos”, ressaltou.

Outra dica é armazenar corretamente as comidas cruas. “Alimentos crus estragam mais fácil e não vão durar nem de longe tanto tempo quanto os processados. Prepare-se para consumir essas comidas rapidamente e para repô-las com frequência”, disse.