Esporte

Comunidade indígena Manoá sedia I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima

Cerca de 1500 atletas indígenas participam da competição nesta primeira edição

Começaram nesta segunda-feira, 21, o I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima na comunidade Manoá, no município de Bonfim. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal com apoio do Ministério dos Esportes e da Funai. A competição começou com a cerimônia de abertura no fim de tarde de ontem e segue até o dia 26 deste mês. Além de autoridades locais, estava presente o prefeito de Bonfim, Joner Chagas, e o ministro dos Esportes, Leandro Cruz.

A comunidade indígena está localizada há 90 quilômetros da capital Boa Vista. De acordo com a organização do evento, estão confirmados 1.500 atletas indígenas das etnias Macuxi, Taurepang, Wapichana, Ingaricó, Patamona, Sapará, Yanomami, Waimiri-Atroari e Wai-Wai. Os competidores representam os municípios de Amajari, Alto Alegre, Bonfim, Iracema, Normandia, Pacaraima, Cantá, Caroebe, Boa Vista e Uiramutã. Além dos brasileiros, os venezuelanos Warao também competem.

As disputas serão nas modalidades tipicamente indígena, como arco e flecha, lutas corporais, cabo de guerra, corrida com tora, arremesso de lança, e também dos esportes como atletismo, vôlei, futsal e futebol de campo.

Além das provas esportivas, o evento vai contar com apresentações de danças, exposição de artesanato indígena, comidas típicas e palestras educacionais durante o decorrer das competições.