Cotidiano

Comitiva visita Boa Vista para conhecer situação de crianças venezuelanas

Comitiva estará em Boa Vista até sexta-feira, 2, visitando localidades onde haja famílias venezuelanas em situação de vulnerabilidade

Uma comitiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reuniu-se com prefeitura de Boa Vista nesta quarta-feira, 28, para conhecer a situação vivida por famílias migrantes venezuelanas, sobretudo as crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade. Na reunião, ocorrida no Palácio 9 de Julho, foram discutidas medidas que possibilitem maior apoio às ações promovidas pelo município aos migrantes.

Foram apresentados dados referentes à presença venezuelana e como o município tem lidado com a situação. Atualmente, há cerca de 40 mil venezuelanos em Boa Vista, representando aproximadamente 10% da população na Capital roraimense. Além disso, 15% das crianças na rede municipal de ensino são venezuelanas. Na área de saúde, a preocupação é ainda maior devido às 18 notificações de casos de sarampo, sendo que seis já foram confirmados.

A prefeitura também cobrou uma postura maior do Governo Federal, uma vez que o presidente Michel Temer esteve em Boa Vista com seus ministros verificando in loco a situação. Uma das medidas cobradas de caráter mais urgente é a barreira sanitária na fronteira, pois do contrário, o Estado ficará em situação de extrema vulnerabilidade.

A comitiva do Unicef estará em Boa Vista até sexta-feira, 2, visitando abrigos, praças e todas as localidades onde haja famílias venezuelanas. Também passou por Pacaraima e após a visita no Estado, retornarão a Brasília apresentando um relatório, para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Na visão da diretora do escritório da Unicef no Brasil, Florence Bauer, a situação vivida em Boa Vista em relação aos imigrantes venezuelanos não é um problema apenas regional, mas também nacional.

“A situação da imigração é uma emergência a nível local, sim. Mas também é uma situação humanitária que envolve o país. Com isso, a partir das informações que recebemos aqui, vamos trabalhar em medidas como assistência técnica, com base na experiência que temos, apoiando os municípios afetados”, ressaltou.

UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para promover direitos e bem-estar à crianças e adolescentes em ações que benéficas, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços em crianças mais vulneráveis e excluídas.