Cotidiano

Clientes reclamam da longa espera nas filas das agências bancárias da Capital

Sindicato dos Bancários atribui problema ao fechamento de agências bancárias e ao quadro reduzido de funcionários

Apesar da lei municipal que determina o tempo máximo de espera em filas de banco, em Boa Vista, clientes reclamam que aguardam mais do que o previsto para o atendimento. O prazo máximo de espera em dias normais é de 20 minutos. Na véspera ou dia seguinte a feriado e em datas de pagamento de aposentados e funcionários públicos, o tempo é de 30 minutos. No entanto, quando esse prazo de permanência não é respeitado, consumidores podem cobrar pela agilidade do serviço e exigir seus direitos.

A demora é considerada anormal quando, por exemplo, o consumidor perde algum compromisso, um dia de trabalho, entre outros transtornos. Também é levado em conta se a pessoa é idosa, gestante ou possui necessidades especiais. Ontem, a Folha ouviu reclamações de clientes da agência da Caixa Econômica Federal, na Rua João Magalhães e da agência do Banco do Brasil, na Avenida Glaycon de Paiva, ambas no Centro.

A idosa Maria de Menezes chegou à agência do Banco do Brasil, na Avenida Glaycon de Paiva, às 7h desta segunda-feira, dia 12, quando o banco ainda estava fechado. A antecipação foi para evitar a demora no atendimento, mesmo assim, a agricultora que foi abrir uma conta corrente teve que enfrentar duas filas, uma para pegar senha e outra para ser atendida. A demora foi de aproximadamente uma hora. Segundo afirmou, todas as vezes que ela precisa de atendimento bancário passa pela mesma situação.

Na mesma data, o taxista Jackson Vinicius, de 27 anos, também esperou aproximadamente duas horas para conseguir pagar dois boletos na agência da Caixa Econômica Federal, na Rua João Magalhães. Ele disse que presenciou tumulto de usuários que questionaram funcionários por não resolverem a situação. Citou o caso de uma idosa que teve de desistir do atendimento, pois o desconforto da aglomeração de pessoas a fez passar mal. “Tem gente demais e não tem onde se sentar. As pessoas estão estressadas. Alguns gritam e pedem explicação dos funcionários por conta da demora, mas eles não respondem” disse.

Segundo a desempregada Marieta da Silva, que se encontrava na mesma agência e foi sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo, ela teve que esperar por mais de três horas, pois apenas um funcionário fazia o atendimento para mais de 40 usuários, entre jovens, idosos e deficientes. “É um absurdo isso, pois tive que cancelar compromissos. Eles não percebem que a demora prejudica nossa vida”, salientou.

SINDICATO – Segundo o sindicalista Adauto Andrade, presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima (Sintraf), o problema da demora nas filas das agências bancarias é causado pelo fechamento desnecessário de agências e quadro reduzido de funcionários, além da falta de fiscalização nos bancos, uma atribuição da Prefeitura de Boa Vista, conforme a Lei 337 de 23 de maio de 2011.

Ele afirmou que, este ano, o Banco do Brasil fechou duas agências e, há mais de três anos a Caixa Econômica não convoca aprovados no último concurso realizado. O sindicalista orientou as pessoas a procurarem seus direitos, tanto cobrando a fiscalização por parte da prefeitura, como recorrendo à esfera judicial. Segundo ele, denúncias no Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado podem trazer resultados positivos.

“A situação só prejudica diretamente a população. O cliente e os funcionários não têm culpa. Os causadores desse descaso são os bancos. É preciso que as pessoas procurem a prefeitura para que ela comece a fazer esse trabalho importante que é fiscalizar, e também procurem seus direitos na Justiça”, frisou.

BANCOS – Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que preparou uma estratégia de atendimento para os saques do FGTS inativo, que busca levar comodidade e qualidade aos trabalhadores com cronograma de pagamento, que pode ser consultado no portal www.caixa.gov.br/contasinativas ou no 0800 726 2017. Para os estados com maior número de trabalhadores, o banco irá reforçar o atendimento com um calendário que vai até dia 31 de julho.

O Banco do Brasil, até o fechamento desta edição, no fim da tarde de ontem, não se manifestou sobre o assunto.

PREFEITURA – Também por meio de nota, o Procon Boa Vista frisou que vem realizando fiscalizações em bancos e que possui um calendário aprovado de fiscalização para o ano de 2017, com relação às filas. Destacou que, em parceria com o Ministério Público do Estado de Roraima, realiza desde o início do ano ações de sensibilização nos estabelecimentos bancários de Boa Vista. (E.S)