Cotidiano

Circuito Universitário volta com exibições na próxima terça-feira

A ação tem como objetivo promover as discussões sobre os direitos humanos dentro das escolas e universidades

Criada com a finalidade de promover a discussão sobre os Direitos Humanos dentro das escolas e universidades, a mostra itinerante de filmes “Cinema em Movimento – Circuito Universitário” prossegue suas atividades em Roraima a partir da próxima terça-feira, 22.

A mostra iniciou a sua temporada no Estado no dia 16, com exibição de filmes na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Para os dias 22, 24 e 25, a ação será levada para a Escola Estadual Vitória Mota Cruz, zona Norte de Boa Vista, e dia 24 no campus Caçari da Universidade Estadual de Roraima (UERR), no bairro Canarinho, zona Leste.

Segundo a coordenadora da mostra, Tatiana Maciel, todas as sessões são gratuitas, abertas ao público e seguidas de debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos.  “O debate é algo primordial para o projeto. O nosso intuito é que os filmes sejam fios condutores para, justamente, discutir a respeito da temática que eles abordam”, reforçou. 

SOBRE A MOSTRA – Realizada pelo Instituto Cultura em Movimento, a mostra “Cinema em Movimento – Circuito Universitário” conta com o patrocínio Caixa Seguradora. Trata-se de um universitário selecionado e capacitado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), que passa a ser o responsável por articular as exibições em instituições de ensino, divulgar o evento, convidar debatedores para compor as mesas de debates, além de relatar cada sessão.

 

CONFIRA OS FILMES SELECIONADOS

FILME: “Betinho – A Esperança Equilibrista”
DIREÇÃO: Victor Lopes
PAÍS: Brasil
TIPO: Documentário
ANO: 2015
SINOPSE: O filme aborda a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, que nos anos 80 foi contaminado pelo HIV. Betinho narra a sua saga, entre depoimentos de amigos e parentes que nos revelam um personagem essencial na História do Brasil.

FILME: “Humano – Uma Viagem pela Vida”
DIREÇÃO: Yann Arthus-Bertrand
PAÍS: França
TIPO: Documentário
ANO: 2015
SINOPSE: O documentário reúne depoimentos de pessoas de todo o planeta sobre situações de suas vidas. São mais de 110 entrevistas feitas com pessoas em 65 países, entre anônimos e personalidades, como Bill Gates e o ex-presidente uruguaio José Mujica. Entre os temas abordados, estão o amor, a agricultura, a homossexualidade ou a migração.

FILME: “Nunca Me Sonharam”
DIREÇÃO: Cacau Rohden
PAÍS: Brasil
TIPO: Documentário
ANO: 2017
SINOPSE: Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Estudantes, gestores, professores e especialistas discutem uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação.

*INFORMAÇÕES: Assessoria Projeto Paralelo