Cotidiano

Candidatos denunciam fechamento de portões antes do horário

O problema ocorreu na Escola Estadual Ana Libória, um dos locais onde as provas do certame estão sendo aplicadas neste domingo, 15.

Publicada às 10h25; Atualizada às 19h15

Cerca de 30 candidatos do concurso público da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) denunciaram a FolhaWeb o fechamento de portões antes do horário previsto em edital. O problema ocorreu na Escola Estadual Ana Libória, bairro Mecejana, que é um dos locais onde as provas do certame estão sendo aplicadas neste domingo, 15.

Segundo relatos de uma candidata que preferiu não se identificar, o edital do concurso previa o fechamento dos portões às 7h40, com previsão de início da aplicação das provas para as 8 horas. Entretanto, ela alega que chegou ao local de provas faltando 3 minutos para encerrar o prazo.

“Me sinto frustrada, pois havia chegado até a escola antes do horário de fechamento do portões. Questionamos e o porteiro nos disse que havia sido uma ordem da comissão do concurso”, relatou.

Outro candidato relatou que por conta do problema, houve tumulto na frente da escola e que ninguém da comissão compareceu para dar esclarecimentos.

“Tiveram que chamar a polícia para acalmar os ânimos, mas o que nós questionamos é porque fechar os portões antes do horário. Eu estava dentro do limite máximo, mas ainda assim fiquei de fora e ninguém da comissão se prestou a vir até aqui para dar algum esclarecimento”, disse.

Por fim, os candidatos ouvidos pela reportagem adiantaram que vão formalizar uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual. A previsão é de que a ação ocorra na segunda-feira, 16.

O CONCURSO – De acordo com a Universidade Estadual de Roraima (UERR), entidade responsável pelo o certame, o concurso da Setrabes recebeu 8.512 inscrições, sendo 7.759 candidatos de nível médio e 753 de nível superior. As provas estão sendo aplicadas em 18 locais. 

Ainda segundo a UERR, dos candidatos de nível médio que realizaram prova pela manhã, 1.363 não compareceram, enquanto 120 faltosos foram registrados no período da tarde, horário determinado pela comissão para a aplicação das provas para os candidatos de nível médio. A duração do certame foi de 4 horas para cada turno. 

Para esse certame, foram sendo ofertadas 73 vagas, sendo 3 vagas para o cargo de Administrador, 3 para Contador, 2 para Sociólogo, 45 para Agentes Sócio-Geriátrico e 20 para Agente Socioeducador.

A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 15 de maio.  

O OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Comissão Permanente de Concurso e Vestibular (CPCV) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que informou, em nota, que todos os portões das escolas onde estão sendo aplicadas as provas do concurso da Setrabes, na manhã deste domingo, 15, foram fechados exatamente às 7h40, como determina o edital do certame.

A CPCV destaca ainda que todos os relógios dos coordenadores foram sincronizados com a CPCV para não haver discrepância nos horários estabelecidos no referido edital.