Cotidiano

Boa Vista tem a pior cobertura vacinal contra poliomielite

São Luiz teve o pior resultado vacinal de sarampo; Roraima não conseguiu chegar a 45% de toda meta da campanha

Cinco dias depois do Dia D da Campanha de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou os dados referentes à cobertura vacinal em todo o Estado, que até o momento não atingiu nem 45% da meta prevista para a cobertura populacional.

O público-alvo para a vacinação de poliomielite é de crianças de um a quatro anos de idade. Em Roraima, 17.759 crianças já receberam a vacina durante todo o período da Campanha Nacional, que vai até o dia 31 de agosto sem previsão para prorrogação. Apenas o município de Caracaraí conseguiu ultrapassar a meta e já teve cobertura de 104,92%.

Em seguida, com os melhores resultados, Rorainópolis apresenta o percentual de 82,56% e o município de Bonfim, com 86,5%. Boa Vista teve o pior resultado em relação à cobertura de pólio, com apenas 27,43%, seguido de Normandia com 28,62% e São Luiz com 35,78%.

Os municípios de Alto Alegre e Iracema ficaram abaixo de 40% de cobertura, com 37,04% e 39,92%, respectivamente. Acima disso, Uiramutã, São João da Baliza, Cantá e Caroebe se mantiveram entre 49% e 66%. Amajari, Normandia e Pacaraima tiveram resultados acima dos 70% da cobertura vacinal em poliomielite.

De acordo com o Gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Rodrigo Danin, os resultados são preocupantes e o Governo do Estado tem procurado medidas para entender os motivos que estão tão baixos. Segundo ele, é possível que a falta de registros no sistema esteja afetando os dados mostrados em Roraima.

Gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Rodrigo Danin, faz apelo para pais levarem crianças para vacinarem e evitarem doenças transmissíveis (Foto: Nilzete Franco/ FolhaBV)


“Recebemos muitas fotos das ações do dia D, foi bem produtivo. Agora alguns municípios estão fazendo busca ativa em casas e escolas para continuar os trabalhos. Então estão trabalhando para fazer a vacinação. Vamos mandar um ofício para os secretários para cobrar essas informações”, disse.

O gerente afirmou ainda que a população está desacreditada das vacinas justamente por não verem mais os vírus das doenças circulando como anteriormente, mas que já existem casos registrados e que a vacina é o único meio de prevenir doenças que podem levar à morte. “Pedimos que os pais procurem as unidades de saúde. Sem a vacina, a criança está propensa a pegar doenças que são transmissíveis”, ressaltou.

Sobre a cobertura vacinal de sarampo, os dados repassados pela Sesau só estão limitados a crianças de um ano a quatro anos, mas que a Campanha está atendendo crianças de seis meses até os 14 anos. O município com o pior resultado foi o de São Luiz, com apenas 10,39% da cobertura vacinal em todo o município. Seguido de Boa Vista, com 25,67%, e Iracema com apenas 24,45%.

Alto Alegre e Mucajaí também não conseguiram atingir 30% de cobertura, com resultados de 28,56% e 27,35%, respectivamente. Os dois municípios que conseguiram ultrapassar as metas foram Caracaraí, com 104,92% e Pacaraima, com 101,86. Bonfim ficou com o melhor resultado até o momento, com 81,45%. Cantá, Normandia, São João da Baliza e Uiramutã ficaram entre 37% e 56%. Amajari e Rorainópolis tiveram resultados superiores a 70%, com 70,29% e 80,36% respectivamente. (A.P.L)