Esporte

Atletas inscritos na Meia Maratona de Roraima já podem retirar kit

A corrida marca as comemorações dos 27 anos de criação do Estado; Kits estão sendo entregues no Roraima Garden Shopping

A entrega dos kits dos atletas que vão correr na Meia Maratona de Roraima iniciou neste sábado, ás 10h. A corrida será nesta segunda-feira, dia 5, em comemoração aos 27 anos de criação do Estado de Roraima, com largada às 17 horas em frente ao Palácio Senador Hélio Campos. A ação segue até às 22 horas, no espaço Central de Ingressos, no Roraima Garden Shopping.

Para retirar o kit basta apresentar documento de identificação com foto e o comprovante de pagamento da inscrição. Caso ainda haja vagas no sábado será oportunizada a inscrição no local. Para isso basta o interessado efetuar o cadastro com os atendentes e efetuar o pagamento do boleto em um caixa eletrônico. Com o comprovante de pagamento já poderá retirar o kit. O atendimento será presencial, não havendo inscrições pela internet.

A Meia Maratona de Roraima, que tem percurso de 5, 10 e 21 quilômetros, é chancelada pela Fera (Federação Roraimense de Atletismo) sob as novas regras estabelecidas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), o que lhe confere o reconhecimento do organismo maior do atletismo nacional, como prova Classe B – Nível Regional, passando a constar no calendário oficial da federação. A expectativa é de que a Meia Maratona também seja incluída no calendário nacional do atletismo.

ESTRUTURA – Para os corredores serão disponibilizados 15 pontos de hidratação com água durante o trajeto de 21 km, inclusive um com isotônico na metade da prova. Para o trajeto de 5 km haverá pontos de apoio com água a cada um quilômetro. Atletas com deficiência terão prioridade e largarão alguns minutos antes dos demais, para evitar risco de acidentes durante os primeiros metros, quando há grande concentração de corredores.
A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) terá uma tenda com duas cadeiras de massagem e um nutricionista em parceria com Sesi (Serviço Social da Indústria), além de oferecer aferição de pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corpórea), distribuição de folderes educativos de saúde, além de equipes da CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), com ações educativas de prevenção de doenças, e o projeto Vida no Trânsito.

PERCURSO – A Meia Maratona de Roraima terá provas de 5, 10 e 21 km. A saída e a chegada serão em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, na Praça do Centro Cívico. No trajeto de 5 km, os corredores irão percorrer a Avenida Ville Roy até a Salomão Veículos, retornando pela própria Avenida, contornando a Praça do Centro Cívico até a chegada.
Os 10 km também terão a Ville Roy como palco principal. Só que o retorno será no final da Avenida, no Roraima Garden Shopping. Após percorrer toda a Avenida de volta ao Centro, os corredores também contornam a Praça do Centro Cívico até a chegada.

O desafio dos 21 km se difere dos demais pela continuidade do trajeto dos 10 quilômetros. Ao invés de contornar à Praça do Centro Cívico, os corredores seguirão pela Avenida Ene Garcês até o cruzamento com a Brigadeiro Eduardo Gomes. Lá, eles seguem sentido Bairro dos Estados, até o final do Parque Anauá. Retornam pela mesma Avenida e entram no Parque Anauá, contornando o Lago dos Americanos e retornando para a Brigadeiro Eduardo Gomes. O percurso segue novamente em direção ao cruzamento com a Avenida Ene Garcês, por onde os atletas seguirão até a Praça da Pirâmide, em frente à entrada da UFRR (Universidade Federal de Roraima), contornando a rotatória, eles retornam pela Ene Garcês até o Centro Cívico e daí, até a linha de chegada.