Cotidiano

Alunos fazem mapeamento de pontos gastronômicos em Boa Vista

O levantamento vai mapear os principais pontos gastronômicos que são interligados pelas ciclovias

Os alunos do Projeto Desbravadores Digitais do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) vão participar de uma aula em campo nas ruas da capital nesta segunda e terça-feira, 29 e 30, das 14h às 17h30. A pesquisa faz parte de um reconhecimento territorial na área de gastronomia, quando as duas turmas do projeto vão in loco fazer um levantamento sobre os principais pontos gastronômicos que são interligados pelas ciclovias. 

A primeira turma vai sair do centro em destino a sua rota a partir das 14h, com retorno previsto para 15h30. Logo em seguida, a segunda turma vai para a pesquisa e só retorna 17h30. O CCTI vai disponibilizar 10 tabletes para que os 75 alunos, divididos em grupos, possam utilizar o material durante a pesquisa in loco, registrando os pontos gastronômicos por meio de fotos, e usando o GPS, para localizar e marcar os locais. 

Após o levantamento, os alunos vão retornar ao centro, em seguida os dados serão recolhidos e aplicados no sistema GIS Opensource, ferramenta utilizada para mapear a cidade. 

A aluna Fernanda Pereira está ansiosa pela aula em campo. “Estou na expectativa pra saber como a gente vai mapear essas áreas saindo de dentro da sala de aula, a gente vai ter que se dedicar muito para que tudo dê certo, porque cada tema pesquisado depende do resultado de outro tema para que a gente consiga finalizar o projeto”, concluiu a aluna. 

Depois desse levantamento, será aplicado em sala o conteúdo de Gestão de Projetos e Políticas Públicas. A previsão é que na sexta-feira, 2, seja entregue a primeira parte do projeto de interligações das ciclovias. Segundo a instrutora do projeto, Karen Fredo, os alunos evoluíram bastante, conseguiram captar o objetivo do projeto. “É gratificante ver a interação entre os alunos e o empenho deles em relação as pesquisas, estão até bem avançados em relação aos prazos do projeto”, concluiu a instrutora. 

Nesse primeiro mês de aula, os alunos já mapearam as informações dos pontos turísticos, históricos, culturais e de lazer. Esses dados coletados pelos alunos serão trabalhados em oficinas de modo que estimulem a criação de políticas públicas sob os olhares da população. Após a conclusão do levantamento, as informações serão encaminhadas para a Gestão Municipal, podendo ser transformadas em propostas de políticas públicas.

Com informações da PMBV