Polícia

Agentes penitenciários avisam sobre túnel e temem fuga em massa

Conforme denúncia, agentes teriam flagrado presos escavando um túnel na unidade prisional e informaram a Sejuc, mas até o momento nada foi feito

Agentes penitenciários denunciaram à Folha que flagraram presos do regime fechado escavando um túnel dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista. Eles temem uma fuga em massa dos detentos.

Segundo um dos agentes, que preferiu não se identificar, um outro túnel teria sido fechado pelos próprios agentes horas antes. “Achamos esse buraco e fizemos os procedimentos para fechá-lo, porém voltou a ser cavado pelos presos”, disse.

Conforme ele, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) teria sido avisada sobre o túnel, mas nada fez até o momento. “A Sejuc ainda não tapou o buraco e os presos voltaram a cavar hoje. Tudo indica que vai haver uma mega fuga hoje. O fechado vai estar vazio”, informou o agente.

CONFUSÃO- Além da ameaça de fuga, os detentos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo teriam iniciado, na noite de ontem, 08, uma confusão generalizada na unidade prisional. O motivo da revolta seria por conta da suspensão da visita dos familiares. Os agentes penitenciários informaram que as visitas foram suspensas porque só haviam cinco deles no plantão, o que ocasionaria risco aos familiares. 

OUTRO LADO- Em nota, o Desipe (Departamento do Sistema Prisional), da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), esclareceu que as visitas foram suspensas neste fim de semana na Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo), devido à descoberta de um túnel na unidade prisional, na sexta-feira, dia 7, o que tornou o clima desfavorável para visitação.

“A Sejuc está tomando providências para o fechamento do túnel, com a utilização de pedras e de concreto. Sendo assim, as visitas serão liberadas no próximo fim de semana para os familiares dos detentos das alas 13, 14 e 15”, informou.

Sobre suposto tumulto, o Desipe afirmou que houve apenas durante o dia, neste sábado, 8, um bater de grades por curto espaço de tempo.