Cotidiano

Agentes penitenciários anunciam paralisação de 72 horas

Agentes penitenciários das unidades prisionais de Roraima vão paralisar suas atividades por 72 horas, a partir dessa sexta-feira (12)

Agentes penitenciários das unidades prisionais de Roraima vão paralisar suas atividades por 72 horas, a partir dessa sexta-feira (12). Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários, essa foi a maneira encontrada para chamar a atenção do Governo a um diálogo com a classe para tratar, sobretudo, da situação de infraestrutura e pessoal do sistema prisional.

Outra reclamação é devido o atraso no pagamento do salário de dezembro, já que os funcionários da Secretária de Justiça e Cidadania ainda não receberam.

A manifestação interromperá temporariamente banho de sol; visitas; entrega de alimentação e pertences aos presos; liberação para trabalho; atendimento aos advogados; atendimento aos oficiais de justiça; liberação de presos dos regimes aberto e semiaberto para visitação em domicílios; assistências penais, educacionais, laborativas e religiosas; atendimento a saúde. A exceção serão os casos de urgência e emergência e recebimento de presos.

Outro lado – A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) informa que a função de Agente Penitenciário é considerada serviço essencial de segurança pública, portanto a categoria deve comunicar qualquer paralisação com pelo menos cinco dias de antecedência. E até o momento não houve nenhuma formalidade neste sentido.

Informa ainda que o Estado possui alternativas para garantir a ordem e a segurança no sistema prisional, como o uso das forças policiais militares e civis.