Cotidiano

31 de Março é o bairro com maior índice de infestação do mosquito

Combate do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus deve começar em casa

Com base no levantamento feito pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) a respeito do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, o 31 de Março, localizado na zona Norte de Boa Vista, ocupa o primeiro lugar em relação aos bairros com maior indício de proliferação, com 32,55%. Quem mora ali, poderia seguir o exemplo de Itelvina Bezerra, moradora do bairro há mais de 40 anos.

Em entrevista à Folha, a dona de casa explicou que limpa o quintal todos os dias, independente da época do ano, assim como mantém garrafas e materiais de plástico sempre emborcados e limpos. Ao descobrir a posição que o bairro ocupa, ressaltou que apesar do cuidado constante que tem com o terreno da sua residência, muitos vizinhos fazem a limpeza dos quintais e depositam os lixos e entulhos nos terrenos baldios.

“Os vizinhos costumam jogar os entulhos no terreno baldio da esquina. Da última vez, ligaram para a prefeitura e eles vieram limpar na hora”, relatou a moradora, que têm dois terrenos abandonados na rua. “Meu quintal é todo limpinho, aqui em casa ninguém tem dengue há muito tempo. Ontem mesmo um agente da prefeitura veio aqui em casa e não encontrou nada”, ressaltou.

Com índice de 28%, o bairro São Pedro, na zona Leste, também é uma das principais áreas de infestação. Segundo o desempregado Hiago Garcia, os terrenos abandonados e com mato influenciam no índice e preocupam os moradores. “Aqui em casa nós mantemos o quintal limpo todos os dias, como você pode notar. Ainda assim, a gente faz a nossa parte e tem que viver em frente a esse terreno baldio”, frisou.

Hiago Garcia disse que nunca ligou para a Central 156 porque o órgão municipal realiza ações de limpeza no bairro e considera que a responsabilidade também deve partir dos donos dos terrenos. “A gente limpa aqui e tem que se preocupar com o da frente. Eles deveriam ter mais responsabilidade e ter mais zelo”, afirmou.

O autônomo Enderson Matos, morador do Bairro dos Estados, também na zona Norte, que atingiu o índice de 22,6% de infestação, disse que a família sempre mantém o terreno livre de mato e lixo. “Eu trabalho direto, quando tenho um dia de folga eu aproveito para limpar. Quando não limpamos, contratamos alguém para fazer o serviço. Aqui todas as garrafas do quintal sempre estão tampadas”, explicou.

Residente na rua Rio Grande do Sul, o autônomo informou que a vala em frente a sua casa é constantemente limpa pela prefeitura. “Faz poucas semanas que eles limparam, mas por conta do inverno e das chuvas é difícil manter mesmo”, disse.

PREFEITURA – A Central 156 é o canal disponibilizado pela Prefeitura de Boa Vista para que a população se manifeste e denuncie. Conforme nota, a Prefeitura ressaltou que a Central de Atendimento 156 recebe de 150 a 180 ligações diárias sobre imóveis fechados, como terrenos baldios e casas abandonadas, e que durante o inverno essa demanda aumenta naturalmente. “A central encaminha todas as demandas para as secretarias responsáveis, que vão até o local e tomam as medidas necessárias”, informou.

FUMACÊ – A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) informou que os carros Ultra Baixo Volume (UBV), conhecidos como carros fumacê, são disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), conforme a solicitação dos municípios, nas áreas onde há maior índice de infestação. “Deste modo, para que o veículo seja enviado, é necessário que os municípios solicitem e demonstrem a necessidade”. (A.G.G)