Cotidiano

Mais de 30 agentes recebem certificado em curso de segurança integrada

O curso buscou a integração entre as policias que trabalham diariamente prevenindo o crime organizado

Mais de 30 agentes de segurança do Estado (policiais civis, militares, bombeiros militares e agentes federais) receberam na manhã desta segunda-feira (12), o certificado do 1º Curso de Inteligência Integrada de Segurança Pública. Os envolvidos na capacitação atuam em Roraima por meio do SIISP-RR (Sistema Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Roraima). O curso teve duração de 100 horas e ocorreu desde o dia 29 de maio na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago)

O curso buscou a integração entre as policias que trabalham diariamente prevenindo o crime organizado, e também a uniformização e atuação das Agências de Inteligência de Segurança Pública no Estado.

Segundo o diretor do setor de Inteligência da Sesp, Ricardo Pedrosa, durante as duas semanas foram realizadas diversas instruções sobre a temática Inteligência de Segurança Pública.

“Estamos satisfeitos com o resultado desta capacitação que se destaca por ter sido o primeiro curso de forma integrada com diversas instituições que possuem nos sistemas atividades relacionadas à inteligência, ou seja, produção de conhecimento, e que envolvem todos os órgãos que atuam na segurança em Roraima”, ressaltou Pedrosa.

Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o MPF (Ministério Público Federal) e a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), para fazer parte do sistema de inteligência estadual que facilitará a troca de informações e no combate na criminalidade no Estado.

“A atividade de inteligência é fundamental para que possamos trabalhar no combate às organizações criminosas no Roraima e no Brasil. A aquisição do patrimônio intelectual, seja de forma teórica ou prática, será indispensável não só na condição policial, mas na vida”, destacou o secretário de Segurança Pública, Paulo Cesar Costa.

Participaram da capacitação policiais civis, militares, servidores da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Exército Brasileiro, Aeronáutica, PF (Polícia Federal), PRF (Policia Rodoviária Federal), MPF, MPE (Ministério Público Estadual), TJRR (Tribunal de Justiça), Corpo de Bombeiros, Receita Federal e TCE (Tribunal de Contas do Estado).