Esporte

Chama Olímpica é recebida com ritual parixara em RR

Luigi Cani, conhecido como Homem-pássaro, vai saltar de paraquedas com a tocha na Comunidade Indígena

O revezamento da Tocha Olímpica  começa na Comunidade Indígena de Campo Alegre, zona rural da cidade, e a pira de celebração será acesa às 19h, na Praça Fábio Marques Paracat, que receberá como atração principal o grupo Monobloco.

 O curitibano Luigi Cani, conhecido como Homem-pássaro, vai saltar de paraquedas com a tocha sobre a Comunidade Indígena de Campo Alegre, a cerca de 60 quilômetros do Centro.

 Ele será recepcionado por 100 arqueiros indígenas e um ritual da dança parixara. Em seguida, a índia Lourdes Sampaio vai conduzir a tocha na aldeia, representando as nove etnias do estado. Lourdes dos Santos Sampaio, é conhecida na região por seu trabalho na área da agricultura comunitária e na culinária indígena.

O paraquedista Luigi Cani, conhecido como o “homem-pássaro”, chegará ao local ao saltar no ar, segurando a tocha. Ao pousar em solo, entregará o objeto olímpico à índia macuxi

Apesar do risco, o paraquedista não teme a um dos maiores desafios de sua carreira, que já acumula mais de 11 mil saltos pelo planeta.“Eu já fiz coisas mais arriscadas”, diz.

“Esse é um dos maiores (desafios da minha carreira), sem sombra de dúvida. Agora o risco de ser uma coisa perigosa, não tem tanto esse risco. É mais um risco de acontecer alguma coisa errada, como não conseguir segurar a tocha, perder a tocha em queda livre, na hora da abertura do paraquedas”, explicou.

“Nós estamos muito honrados em mostrar o melhor da capital mais ao Norte do Brasil para o mundo todo. Além de bela, Boa Vista tem uma diversidade cultural muito interessante”. Teresa Surita, prefeita de Boa Vista.