Cotidiano

Campanha 'Maio Amarelo' começa na quarta-feira

O Maio Amarelo terá ações na Capital e no interior, com blitze educativas, palestras e atividades lúdicas

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) inicia na quarta-feira, 3, a campanha “Maio Amarelo, com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”. As atividades começam com duas blitze educativas, a partir das 8h30, uma em frente a ALE (Assembleia Legislativa do Estado) e outra no bairro Pintolândia, na Rua S4.

Essa é a terceira vez que o Detran participa da campanha, realizada em todo o País, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de um comportamento mais seguro no trânsito. O trabalho é feito em parceria com outras instituições cadastradas e promove ações que objetivam colocar em pauta o tema da segurança viária e os altos índices de mortos e feridos por imprudência de trânsito.

O diretor-presidente do Detran, Chicão da Silveira, afirmou que a ideia é acompanhar as atividades em conjunto com todas as organizações que fazem parte do movimento Maio Amarelo.

“Nosso trabalho vai além das blitze e fiscalizações. Temos ações em escolas e instituições, onde realizamos palestras, orientações sobre segurança no trânsito, tudo mostrado de forma lúdica, com apresentação de coral e de teatro, fantoches e libras. O objetivo é sensibilizar todos, pedestres, ciclistas, motociclistas e a sociedade roraimense.”, concluiu.

Durante o mês de maio, o Detran vai fazer campanhas na capital e no interior. As blitze educativas serão realizadas com os jovens do projeto ‘Cidadão do Futuro’. Haverá ainda palestras nas escolas e em instituições parceiras.

A identidade visual da campanha do ‘Maio Amarelo’ é um laço na cor amarela e segue a mesma proposta de outras campanhas relativas a meses de conscientização. De acordo com a diretora de Segurança no Trânsito, Angelice Janesko, qualquer pessoa ou entidade pode aderir ao movimento; não é de exclusividade de órgãos de fiscalização de trânsito.

“O movimento é uma ação que une o poder público e toda a sociedade. A intenção é colocar em pauta tudo que envolve o trânsito e sua segurança viária e, com isso, mobilizar a sociedade. Esse movimento pode ter a adesão de todos: o cidadão, a escola ou a instituição. O objetivo é engajar as ações e propagar o conhecimento para uma melhor qualidade de vida no trânsito.”, disse Janesko.