Polícia

“Aqui, bandido não cria nome, nem faz fama”, garante comandante da PM

Prola destacou ainda que, por conta dos ataques quase que simultâneos, a segurança no Estado foi reforçada

Em resposta aos ataques criminosos registrados no Estado durante a madrugada desta segunda-feira, 30, o comandante da Polícia Militar (PM), coronel Edson Prola, garantiu que a população poderá ficar tranquila e que as novas ações contra o crime organizado serão reprimidas com o rigor da lei.

“Não vai ser meia dúzia de vagabundos e marginais que vão implantar o terror aqui em Roraima. Eu digo e repito que Roraima não é terra para meliante. Aqui, bandido não cria nome, nem faz fama. Então, fiquem tranquilos, pois a PM está rua, levando segurança pública para todas as famílias roraimense”, afirmou.

Durante a coletiva de imprensa realizada no gabinete do Comando Geral da PM, Prola classificou as ações de covardes e que não fosse o trabalho de inteligência do órgão, a destruição proposta pelos criminosos seria ainda maior.  Além da capital, os municípios de Cantá, Caracaraí, Caroebe e Iracema também foram alvos dos ataques de hoje.

“Nós temos algumas interceptações de áudio que possibilitaram identificar as lideranças que ordenaram esses ataques. Já sabemos, inclusive, que essas ordens vieram de dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). Ontem, 29, quatro indivíduos foram presos e nós já temos identificados outros suspeitos que participaram dessas ações. Então, esperamos que em breve mais covardes esteja atrás das grades”, comentou.

Na sexta-feira passada, 27, equipes da segurança públicas compostas pela PM e Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), realizaram uma minuciosa revista na Pamc, considerada a maior unidade prisional do Estado e que abriga as lideranças da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Essa interferência no poder público teria sido o motivo dos ataques, uma vez que vários materiais foram retirados de dentro das celas.

“A PM realizou, juntamente com a Sejuc, uma revista geral na Pamc, onde identificamos oito buracos na muralha, que estavam sendo cavados pelos presos, além do recolhimento de mais de 30 celulares, anotações do crime e armas brancas. Isso gerou uma insatisfação, porque conseguimos inibir uma fuga que estava sendo planejada pelo comando da facção. Então, acreditamos que esse tenha sido o motivo”, frisou.  

Prola destacou ainda que, por conta dos ataques quase que simultâneos, a segurança no Estado foi reforçada, a fim de garantir a tranquilidade dos moradores das localidades atingidas.

“O nosso pessoal já estava em alerta sobre esses atos, tanto que em Caracaraí nós conseguimos evitar um ataque um banco. Somente no Caroebe foi que eles incendiaram um caminhão de lixo. No Cantá, eles tentaram atacar um quartel da PM, e em Iracema eles investiram contra delegacia de polícia. É uma cara de pau desses vagabundos em atacar uma unidade policial”, complementou.

A matéria completa você confere na Folha Impressa desta terça-feira, 31.