Social

Coluna Social 29 12 2016 3445

Em Baixa* Chegamos no antepenúltimo dia do ano e, faltando apenas cerca de 72 horas para o ano novo, temos de reconhecer que o que mais se ouviu falar no decorrer desses 363 dias, foi que todo mundo está rezando pra 2016 acabar logo. Foi um período marcado por transtornos, tumultos, crises, mortes, tragédias e muita violência. Já em clima de contagem regressiva para 2017, nos resta torcer para que o ano novo nos traga dias melhores.

Em Alta* No último mês do ano, finalmente uma boa notícia para Roraima após 11 longos meses dos mais conturbados. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) premiou a Justiça de Roraima com o importante “Selo Justiça em Números”. Tanto o Tribunal de Justiça do Estado, quanto o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima foram agraciados com o Selo Ouro, concedido a Tribunais que investem na excelência dos seus serviços.

Todas as atenções da família e amigos estarão voltadas nesta quinta-feira para a princesinha Mariana (filha da jornalista Paula Cruz e do jornalista/advogado Gelbson Braga), que hoje fica um ano mais preciosa. Na foto, a aniversariante divide clic com sua mãe, a diretora-geral do Grupo Folha

Refugiados* Esse ano, o mundo inteiro assistiu pelos noticiários, milhares de pessoas – muitas delas mulheres e crianças – perderem suas vidas no mar tentando chegar a Europa, fugindo das guerras. Os que tiveram a sorte de sobreviver sofrem as limitações em campos de refugiados.* Em Roraima, também de repente, nos deparamos com uma situação humanitária inusitada. Centenas de venezuelanos chegaram aqui em 2016, fugindo da fome e da violência em seu país. Atualmente, fala-se em 40 mil estrangeiros vivendo no Estado. Crise & Perdas* Se a crise mundial afetou o Brasil em cheio como uma onda, em Roraima então pode-se dizer que a coisa teve efeito de um tsunami. Nunca se viu em toda história local, um período econômico tão conturbado quanto o de agora. Esse ano também sofremos muitas perdas.* Muitas pessoas queridas e importantes nos deixaram, entre elas, Airton Dias (Fecomércio) que se foi subitamente, deixando na maioria das pessoas a certeza de que vai demorar muito surgir por aqui um empreendedor igual a ele, que deixou a marca da excelência do seu trabalho em todas as áreas.

Tragédia* A imprensa mundial classificou como golpe o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A senadora de Roraima Ângela Portela definiu o processo como “show de cinismo” por conta do motivo alegado, as tais “pedaladas”, que todos os presidentes fizeram e os governadores continuam fazendo.* Também em 2016, o Brasil e o mundo ficaram comovidos com a tragédia do time da Chapecoense, em que morreram no desastre de avião na Colômbia 71 pessoas. Medellín realizou uma homenagem histórica inesquecível as vítimas do acidente aéreo. Sistema Prisional* De todos os problemas enfrentados em Roraima em 2016, o que mais deixou a população fragilizada, foi a questão do Sistema Penitenciário do Estado. Foram muitas prisões em massa, rebeliões tenebrosas e assassinatos com requintes de crueldade, com vítimas decapitadas.* O enfrentamento entre facções do crime organizado na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo deixou claro o tamanho do desmantelo nessa área. Na Assembleia Legislativa foi criada a CPI do Sistema Prisional, que já descobriu coisas que até Deus duvida.

O empresário roraimense Paulo Barrudada – dividindo clic com sua esposa Fabrícia e seu pai, Ramiro Silva – recebendo hoje quilométricas homenagens por conta de sua troca de data

2º Turno * A Campanha do Tribunal Regional Eleitoral “200 mil + 1” levou pela primeira vez a nossa capital à condição de vir a disputar o segundo turno das eleições municipais.* Entretanto, a atual prefeita Teresa Surita se reelegeu no primeiro turno com quase 80% dos votos, tornando-se prefeita de Boa Vista pela quinta vez. Bolívares* Além de ter se negado a realizar o Referendo Revogatório e estar sendo apontado como o principal responsável pela crise econômica e humanitária que vem massacrando a população da Venezuela, o presidente Nicolás Maduro, bem no final do ano fechou as fronteiras com a Colômbia e Brasil.* O motivo alegado é o recolhimento das cédulas de 100 bolívares. A circulação de cédulas de 500 bolívares, anunciada para dia 15 de dezembro e posteriormente para dia 26, até agora não entrou em vigor. Legislativo* O Poder Legislativo Estadual realizou dois feitos históricos este ano no nosso Estado. Tirou do papel o projeto e implantou a TV Assembleia, que já é considerada uma das mais atuantes e eficientes emissoras locais.* Além disso, na última seção ordinária do ano foi aprovado o PCCR, que há 20 anos era esperado ansiosamente esperado pelos servidores daquela Casa.

Ana Paula Bione trocando de data hoje

Trânsito livre* Logo mais, às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, vai acontecer o encontro do Clube do Rádio, grupo coordenado pelo radialista Francisco Paes, do qual qualquer interessado pode participar mediante cadastramento. * O objetivo é reunir profissionais da área e pessoas que gostem de radiodifusão, para compartilhar informações e manter viva a cultura do rádio e sua história.* Na programação, estarão presentes radialistas pioneiros do rádio roraimense e será apresentada a proposta de criação do Clube do Rádio, além da perspectiva de novos cursos de radialistas para 2017.* A iniciativa pretende entregar certificados aos participantes de cursos de capacitação e cursos livres e apresentar as novidades das rádios locais para o próximo ano.

A maravilhosa cantora Kárisse Blós herdou todo talento e performance de sua mãe, Maestrina Miriam Blós

Vale ConferirParque Anauá * Quem for ao Parque Anauá não precisará se preocupar com a segurança durante a Festa de Réveillon, que terá um esquema reforçado para garantir o lazer e tranquilidade das famílias.  Casa do Neuber* É a banda Jamrock quem fará som ao vivo na Casa do Neuber, que estará em ritmo de pré-réveillon. Quem for por lá degustará a tradicional damurida feita pelo próprio anfitrião Neuber Uchôa.